Outros

Leilões reúnem o melhor de diversas raças na Superagro 2013

Pregões podem repetir sucesso da edição anterior e alcançar a marca de R$ 5 milhões


Publicado em: 15/05/2013 às 17:00hs

Leilões reúnem o melhor de diversas raças na Superagro 2013

A 53ª Exposição Estadual Agropecuária, tradicional evento que compõe o mix de atrações da Superagro 2013, terá oito leilões com uma mostra diversificada de bovinos e equídeos. Os pregões serão das raças Mangalarga Marchador, Gir Leiteiro, Guzerá, Pônei, Jumento Pêga e Campolina. A cada edição, os melhores animais são selecionados e postos à venda, criando assim uma oportunidade para fomentar bons negócios entre os criadores de todo o país que comparecem ao evento.

Em 2012, os leilões atingiram a marca de R$ 5 milhões com oito pregões. Em 2013 a expectativa dos organizadores é repetir o sucesso do ano passado. Minas Gerais possui o segundo maior rebanho bovino do Brasil (24 milhões de animais), a maior bacia leiteira (8,8 bilhões de litros) e o maior plantel de equídeos (cerca de 1,1 milhão de exemplares), segundo dados do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

“Além dos negócios e da solidez agropecuária mineira, é grande o interesse dos empresários em participar dos leilões, visto a qualidade dos plantéis de Minas Gerais. A Superagro coloca em evidência o potencial do mercado mineiro e o volume de negócios realizados nos leilões segue em crescimento”, disse o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto.

Ainda de acordo com o diretor-geral, durante a Exposição Estadual Agropecuária os criadores apresentam os resultados do melhoramento genético que realizam nos rebanhos. Participam criadores de Minas e de outros Estados numa mostra bastante diversificada.

Bovinos - Um dos destaques deste ano é o leilão virtual “Top Leite Guzerá Villefort”, no dia 28 de maio, às 21 h, no Shopping Pátio Savassi, onde serão comercializados 34 lotes de Guzerá linhagem leiteira para cerca de 150 convidados. O pregão apresentará o catálogo com 34 exemplares selecionados. Já o leilão Guzerá Villefort e convidados, no dia 04 de junho, às 20h, no Pavilhão Redondo, do Parque da Gameleira, terá 28 lotes. A novidade desta edição é que o pregão será uma exposição nacional com as duas linhagens – corte e leite - da raça. São esperadas cerca de 500 pessoas no evento.

No dia 05 de junho, o 20º Leilão Guzerá Brasil Princesas BH apresentará entre os 30 lotes do pregão, as duas bezerras campeãs da Expozebu 2013. “Os 30 animais, tanto da linhagem de corte quanto de leite, têm até 14 meses, o que é uma vantagem para os criadores e uma oportunidade de aproveitar toda a vida produtiva do animal. Estamos bem otimistas com a Superagro, já que a comercialização e a divulgação das raças no evento sempre alcançam resultados positivos”, disse um dos promotores do pregão, Geraldo Melo, do Grupo Seleção Guzerá.

No dia 1º de junho, às 20h no pavilhão redondo, no Parque da Gameleira, o leilão Gir Vilefort e convidados colocará 28 lotes à venda, com a expectativa de 500 pessoas presentes. Os exemplares da raça são de 20 fazendas de Minas Gerais e de mais oito provenientes dos plantéis de Virgílio Villefort.

Equídeos - O superintendente da Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Pêga (ABCJPêga), José Maurílio de Oliveira, estima bons negócios para o “12º Leilão dos Associados da ABCJPêga” -  composto por 35 lotes oriundos de vários estados do País. “São animais de tração, muito fortes, usados para a lida em grandes fazendas. Além dos jumentos, vamos comercializar os muares, cruzamentos da raça com outros equídeos”, destaca Oliveira, se referindo a esta como uma das vantagens da criação destes animais. O leilão do Pêga acontece às 20h no pavilhão Redondo (Parque da Gameleira).

Já a empresa Âncora Leilões vai colocar à venda 40 lotes de animais da raça Mangalarga Marchador e espera bons negócios, informa o diretor da empresa Paulo Miranda.  “A tradição da raça credita o Mangalarga Marchador como um dos equídeos em grande expansão comercial pelo país, muito procurado pelos criadores”, disse.

O 11º Leilão Pônei Show, edição nacional, será realizado na Superagro com a participação de vários criadores da região Sul e Sudeste, com destaques para os animais oriundos da região Nordeste - que se configuram atualmente como o maior nicho de mercado para a raça. “É a região que mais cresce em número de criadores”, destacou o presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pônei (ABCCPônei), Fabrício Borges Santos. Serão 40 lotes no pregão coordenado também pela empresa Âncora leilões.

Os criadores da raça Campolina farão um leilão conjunto pelos Haras JHR (MG), Mata Nova (SP), Bumerangue (RJ) e Oratório (RJ). Serão negociados 40 lotes, com destaque para a égua Tirolesa, reservada grande campeã nacional 2012 de marcha picada. De acordo com Henrique Salvador, responsável pelo pregão, “o evento será uma oportunidade para reunir os melhores criadores, além de fomentar bons negócios, promovendo o potencial da raça”, salientou.

Reconhecimento - Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, os leilões são um capítulo especial da Superagro e um momento de reconhecimento do valor das raças geradas e desenvolvidas nas propriedades mineiras. “De um lado os leilões são o momento de retorno dos investimentos feitos pelos proprietários dos animais na apuração de seus plantéis. Já o comprador tem a convicção que está adquirindo o melhor, e que o animal arrematado irá agregar um grande valor à sua propriedade, formando assim um círculo benéfico aos dois lados envolvidos na transação. As oportunidades de excelentes transações são cada vez maiores porque é crescente a busca do aprimoramento dos rebanhos mineiros”, destacou.

Realização - A Superagro é uma realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Sebrae-MG.

Programação 2013

  • 53ª. Exposição Estadual Agropecuária – 29 de maio a 9 de junho
  • II Seminário Nacional de Agricultura Irrigada e Desenvolvimento Sustentável –7 de junho
  • Fórum Internacional: Indicações Geográficas, Patrimônio Cultural e os Queijos de Leite Cru - 4 a 6 de junho
  • 22ª. Expocachaça - Feira e Festival Internacional da Cachaça – 6 a 9 de junho
  • 4ª. Expovet Minas - Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet e Veterinários 7 a 9 de junho
  • Balde Cheio – 5 de junho
  • Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal – 6 de junho
  • Feira da Agricultura Familiar – 6 a 9 de junho
  • Seminário Apícola - 8 de junho

Fonte: Assessoria de Imprensa Superagro Minas 2013

◄ Leia outras notícias