Outros

Interleite Brasil 2013 reuniu cadeia produtiva do leite em Uberlândia

Além das palestras, foi apresentada pesquisa inédita e entregue o Prêmio Impacto 2013


Publicado em: 17/09/2013 às 08:10hs

Interleite Brasil 2013 reuniu cadeia produtiva do leite em Uberlândia

Foi um sucesso a 13ª edição do Interleite Brasil, realizada nos dias 11 e 12 de setembro - no Center Convention, em Uberlândia – Centenas de profissionais, técnicos, extensionistas e estudantes de todo País discutiram o cenário da produção de leite nacional, com a participação de palestrantes nacionais e internacionais. Também foi divulgada uma pesquisa inédita realizada pelo MilkPoint em parceria com a Associação Leite Brasil referente ao censo do número de produtores de leite no País. O próximo evento da cadeira produtiva do leite, realizada pelo MilkPoint e AgriPoint será o Interleite Nordeste 2013, dias 6 e 7 de novembro em Salvador.

O engenheiro agrônomo, mestre em Ciência Animal, diretor executivo da AgriPoint, coordenador do MilkPoint e do Interleite Brasil 2013, Marcelo Pereira de Carvalho, fez um balanço do Interleite Brasil 2013. “A avaliação é bastante positiva. Tivemos sucesso na proposta dos temas, dos palestrantes e dos participantes. Um público bem presente e qualificado, com muita gente de indústria, técnicos, lideranças e principalmente os produtores. Acho que isso repercute o momento do leite, que é bem positivo”, avaliou. Ele também destacou a boa aceitação de uma novidade no Interlaite Brasil 2013, que foi a transmissão pela internet no site http://www.interleite.com.br/. “Pela primeira vez fizemos a transmissão pela internet e 900 pessoas assistiram parte do evento. Foi uma boa experiência que ampliou o acesso do público”, concluiu Marcelo Carvalho.

PESQUISA

Uma dos momentos mais esperados no Interleite Brasil 2013 foi a divulgação de uma pesquisa realizada pelo MilkPoint e Associação Leite Brasil, apontando que existem aproximadamente 250 mil produtores de leite no Brasil, que produzem em média 244 litros de leite/dia, comercializados no mercado formal, ou seja, com inspeção. Estes números mostram a queda no número de produtores de leite, uma vez que no último Censo do IBGE, de 2005-2006, apontava a existência de 1,35 milhão de produtores no Brasil, sendo que 930 mil comercializavam leite nos mercados formal e informal. A pesquisa da consultoria especializada em lácteos, MilkPoint, e da Leite Brasil teve como referência um levantamento feito entre junho e agosto de 2013 a partir de amostra com 50 laticínios do País, que processam cerca de 30% do leite adquirido pelas indústrias. Mais informações no site http://www.milkpoint.com.br.

PRÊMIO IMPACTO 2013

A 4ª edição do Prêmio Impacto, criado pelo MilkPoint para homenagear um técnico de destaque no setor leiteiro foi a mais disputada e votada da história, com mais de 1500 votos somente na fase final. O grande vencedor foi o zootecnista e Mestre em Produção de Ruminantes pela Universidade de Viçosa, Christiano Nascif. Atualmente Christiano é coordenador técnico do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira da Região de Viçosa-MG (PDPL-RV) e do Projeto Educampo/Sebrae Minas. Atua como consultor do Sebrae Ceará e Senar Nacional. É também coordenador técnico do Projeto Gestão Econômica e Financeira do Sebrae Minas nos segmentos: apicultura, hortifruticultura e suinocultura. Sócio – proprietário da empresa Labor Rural Serviços e Empreendimentos Ltda. e atua como consultor autônomo de empresas rurais e projetos agropecuários. Além disso, é professor do módulo de Gestão da Empresa Rural nos Programas de Pós Graduação da Univiçosa e PUC Poços de Caldas.

O Prêmio Impacto 2013 teve mais de 100 nomes indicados espontaneamente pela comunidade MilkPoint, sendo que os cinco mais votados participaram da etapa final de votações: Christiano Nascif, Edmundo Benedetti, Fernando Viana Nobre, José Luis Moraes Vasconcelos e Marcos Neves Pereira.

PALESTRAS

Nos dois dias do evento foram realizadas 14 palestras com grandes nomes nacionais e internacionais do setor leiteiro. Entre os palestrantes internacionais, o evento contou com a presença do francês Benoit Rouyer, Chefe de Serviços Econômicos na organização CNIEL – Centro Nacional Interprofissional de Economia Leiteira, que hoje é um dos grandes especialistas mundiais em investimentos, fusões e aquisições do setor lácteo. Ele falou sobre as “Mudanças estruturais na produção de leite mundial e a competitividade entre os países”. Benoit participou também do II Encontro para a Indústria de Laticínios, que reuniu cerca de 60 empresas do setor, totalizando 100 pessoas. O professor da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, Victor Cabrera, apresentou a palestra “Planilhas de apoio à tomada de decisão”. Ele também ministrou um curso para 40 profissonais do setor, antes do Interleite.

Entre os palestrantes nacionais, Marcelo Cabral - da ReHAgro – tratou do tema "O colaborador comprometido – como aumentar a produtividade através de mudanças comportamentais". Sandro Luiz Viechnieski, da Fazenda Iguaçu, mostrou "Como atrair os melhores funcionários e formar uma grande equipe em sua fazenda". Rodolfo Araújo, consultor, falou sobre “Estratégia e negociação”, enquanto Marcelo Pereira de Carvalho discorreu sobre “Transformações na produção de leite mundial e nacional”. Paulo do Carmo Martins, da Embrapa Gado de Leite, tratou dos "Índices financeiros empresariais aplicados a fazendas de leite". O Prof. Paulo Machado, da ESALQ/USP, falou sobre “Planejamento estratégico anual como ferramenta de gestão do negócio”. O advogado e consultor Gustavo M. de Sá, tratou das "Considerações entre contratos de longo prazo entre produtores e laticínios". Bernard Woodcock, da consultoria neozelandesa CQONZ, apresentou a palestra “Gestão da qualidade do leite”. Julio Palhares, da Embrapa Pecuária Sudeste, palestrou sobre "Manejo hídrico para fazendas de leite". Fernando Campos Mendonça, da ESALQ/USP, tratou do tema "Dimensionamento de projetos de irrigação" e Adriano Seddon, da Alcance Rural, apresentou o “Compost Barn como alternativa para instalações confinadas”.

INTERLEITE NORDESTE 2013

A comunidade da cadeia produtiva do leite já tem um novo encontro marcado, desta vez durante o Interleite Nordeste 2013, dias 6 e 7 de novembro em Salvador, com realização da MilkPoint e AgriPoint. O coordenador do evento, Marcelo Carvalho esta animado com esta primeira edição do Interleite no Nordeste. “É a primeira edição no Nordeste e a temática toda será voltada para esta região que tem características diferentes, com problemas de seca e áreas irrigadas com potencial grande. Tem uma outra dinâmica mas com problemas que são comuns e a expectativa é que o evento seja um polo para iniciar essa discussão e troca de informações e interações com os participantes do Nordeste”, afirmou. Mais informações do Interleite Nordeste 2013 no site http://www.interleite.com.br/nordeste/

Mais informações sobre este e outros eventos no site: www.milkpoint.com.br

Patrocínios e apoios

O Interleite Brasil 2013 é uma realização do portal MilkPoint, braço que atua em lácteos da AgriPoint. A edição 2013 tem a Itambé como patrocinadora master, as empresas Phibro, Dow Agrosciences e Elanco Saúde Animal como patrocinadoras diamante, bem como o Senar/MG, o Sebrae e a OCB/Sistema Ocemg. As empresas Bayer, CRV Lagoa, Sulinox, MSD Saúde Animal, Agener União, Minerthal, PwC e Arysta LifeScience são patrocinadoras platina. A prefeitura de Uberlândia, o Sindicato Rural de Uberlândia, as cooperativas CALU, Centroleite, CAPAL e Cooprata, bem COMO a empresa junior Conavet Jr, da UFU, e as revistas Leite Integral, Interrural, Balde Branco, Inforleite e Mundo do Leite são apoiadoras do evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Interleite Brasil 2013

◄ Leia outras notícias