Outros

FSL 1068 Fenômeno e Rincon Bendita TE1746 Del Sarandy são os Grandes Campeões

A exposição de animais de argola da raça Angus, que terminou ontem (29.08), na Expointer 2013, consagrou o Touro FSL 1068 Fenômeno como o Grande Campeão da raça no ano


Publicado em: 30/08/2013 às 11:20hs

FSL 1068 Fenômeno e Rincon Bendita TE1746 Del Sarandy são os Grandes Campeões

Além da Expointer, o animal (de propriedade de  Antônio Maciel Neto, da FSL Angus Itu, de  Itu/SP e de André Rosseti, da Fazenda Santo Agostinho de Goianésia/GO), foi também escolhido como melhor exemplar Angus na 48ª Emapa - Avaré, em Avaré/SP e na Feicorte 2013, em São Paulo/SP.

Rosseti comemorou muito o resultado. Sobretudo por ter arrematado 50% do animal no mês passado, em um leilão realizado pela FSL. Por metade dos direitos do FSL 1068 Fenômeno o investidor desembolsou R$ 240 mil, em uma das maiores transações da história do Angus. “O FSL Fenômeno reúne o melhor da genética da Raça, pois é descendente do mais importante touro dos Estados Unidos, cuja linhagem é campeã também nas principais exposições da Argentina”, salienta Maciel Neto.

No julgamento de fêmeas, que ocorreu na terça-feira (28.08), a Grande Campeã foi a vaca Rincon Bendita TE1746 Del Sarandy, da Cabanha Rincon Del Sarandy (Uruguaiana/RS).  Após a premiação o proprietário da grande campeã, o criador Ignácio Silva Tellechea, salientou a importância do trabalho em genética para o desenvolvimento da pecuária nacional. "Esse resultado é a prova de que estamos no caminho certo no nosso trabalho com genética, o que nos dá muita satisfação. Ficamos felizes de partilhar esse momento com os demais apaixonados pela Raça", afirmou.

A premiação das fêmeas contou com a presença do Secretário Adjunto de Agricultura, Claudio Fioreze, que, após entregar as rosetas para a Grande Campeã, Reservada de Grande Campeã (a Cia Azul Katrina TE 1401, propriedade de Paulo de Castro Marques - Casa Branca Agropastoril - Fama, MG) e Terceira Melhor Fêmea (a Maya 217 Henriqueta Hornero Florida, de Zuleika Borges Torrealba - Cabanha da Maya - Bagé, RS), reiterou a importância dos julgamentos e da Raça Angus para a pecuária do Rio Grande do Sul. "É um raça de grande importância, que confere muita qualidade para a carne gaúcha. Seu desenvolvimento nos últimos anos é evidente, como pudemos ver nos julgamentos. Os criadores estão de parabéns, pois são animais magníficos", avalia Fioreze.

Entre os machos, o touro Maufer TE041 Baronesa Net Delantero, de propriedade de Maurício e Fernando Weiand, da Cabanha Maufer (Cruzeiro do Sul/RS) ficou com o título de Reservado de Grande Campeão.
O Terceiro Melhor Macho foi o Bigua 5711 Bismarck 5862 TEI, de propriedade da Parceria Santa Amélia Bayucuá, de Santa Vitória do Palmar (RS).

Fonte: Associação Brasileira de Angus

◄ Leia outras notícias