Outros

Exposição de Jersey e Holandesa da Mercoláctea terá juiz canadense

Um dos maiores especialistas nas raças Jersey e Holandesa, o árbitro canadense Callum McKinven será o jurado de pista para o julgamento dos 380 animais inscritos para a exposição pecuária da MERCOLÁCTEA 2014 RURAL, que inicia nesta quinta-feira (22 de maio) e encerra no domingo (25), no Parque de Exposições Tancredo Neves (Efapi), em Chapecó


Publicado em: 21/05/2014 às 13:30hs

Exposição de Jersey e Holandesa da Mercoláctea terá juiz canadense

Callum McKinven é um juiz canadense e co-proprietário da Lookout - Holsteins & Jerseys, empresa especializada na criação das raças Holandesa e Jersey, na cidade em Canton de Hatley, na região de Quebec, Canadá. Já participou de julgamentos em 28 países, incluindo a World Dairy Expo, na qual compôs o júri oito vezes e expôs por 25 anos. Em 2012 julgou as raças Pardo-suíço, Jersey e Holandesa na Royal Agricultural Winter Fair e, ainda, julgou nove shows na World Dairy Expo. Tem o trabalho reconhecido pelo engajamento no melhoramento da produção leiteira pelo seu programa de desenvolvimento da genética dos animais e na produção de um rebanho de alta qualidade. Com a especialização nas raças Jersey e Holandesa, tornou-se um expositor renomado no segmento. Conquistou dois prêmios como campeão júnior e um como campeão intermediário na Royal Agricultural Winter Fair, na qual em 2000 recebeu o prêmio Curtis Clark Award.

A promoção da MERCOLÁCTEA 2014 RURAL é do Núcleo de Criadores de Bovinos de Chapecó, da ACCB (Associação Catarinense de Criadores de Bovinos) e da FAESC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina), com organização das empresas Latina e Zoom Feiras & Eventos e, como montadora oficial, a Sul Eventos. A feira tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Governo Federal e BRDE. Conta com o apoio da Prefeitura de Chapecó através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Agricultura, Governo do Estado de SC, Secretaria da Agricultura e Pesca e ABCOL (Associação Brasileira dos Criadores de Ovelha de Leite), Fiesc, Cidasc, Epagri, Sindicato Rural de Chapecó, Sebrae, Fetaesc, Fecoagro e Coopercentral Aurora Alimentos.

A partir desta edição, a Expomerco – exposição e feira de bovinos de corte e de leite – será realizada paralelamente a Mercoláctea. Estarão expostas as raças leiteiras Holandesa e Jersey e as raças de corte Angus, Charolês, Tabapuã, Nelore, Limousin e Simental.

Além do jurado de pista oficial, atuará o jurado de admissão José Rosso. Durante a Mercoláctea 2014 será cumprida extensa programação pecuária. Nesta terça-feira (20), das 12 horas às 18 horas haverá entrada dos animais. Nesta quarta-feira (21), das 8 às 18 horas, prosseguirá entrada dos animais. Às 18 horas iniciará a esgota dos animais participantes do Torneio Leiteiro.

No dia 22 (quinta-feira), a primeira ordenha do Torneio Leiteiro inicia às 6 horas da manhã e, a segunda ordenha, às 18 horas. Às 20 horas iniciará o Leilão de Gado de Leite. No dia 23 (sexta-feira) às 6 horas ocorre a terceira ordenha do Torneio Leiteiro; às 9 horas inicia o julgamento dos animais jovens da raça JERSEY e, às 14 horas, o julgamento dos animais jovens da raça HOLANDESA.

No dia 24 (sábado), das 8 às 18 horas haverá recepção dos animais para Leilão de Gado Geral. Às 9 horas inicia o julgamento dos animais em lactação da raça JERSEY e, às 14 horas, o julgamento dos animais em lactação da raça HOLANDESA.

No dia 25 (domingo), será servido almoço de confraternização às 12 horas; às 14 horas inicia o Leilão de Gado Geral e Reprodutores. Os animais das raças de leite e corte serão liberados da exposição às 14 horas. Na segunda-feira (25), os animais do Leilão Gado geral e reprodutores estarão liberados a partir das 7 horas da manhã.

O conjunto reunirá mais de 1.300 cabeças, entre elas, 300 novilhas de corte, 400 bezerros, uma centena de vacas e bois adultos, 400 animais de leite e 100 reprodutores de corte. Todo o plantel será originário exclusivamente do território catarinense em razão do status de área livre de aftosa sem vacinação.

O coordenador técnico da feira, médico veterinário Enedi Zanchet, prevê que a venda de animais rendará cerca de 1,1 milhão de reais, resultado da comercialização de 875 mil reais em animais de corte e 250 mil reais de animais leiteiros.

Além da Expomerco, a programação geral da quinta edição da Mercoláctea contempla várias atividades, entre elas, o ranqueamento e julgamento estadual das raças Holandesa e Jersey, cujas qualidades genéticas são conhecidas pelo fato das propriedades serem certificadas, livres de brucelose e tuberculose com acompanhamento técnico e aval da Cidasc que faz a inspeção sanitária.

A feira técnica terá visitação de 12 mil pessoas e oportunizará negócios da ordem de 85 milhões de reais. Os eventos pecuários reunirão 2.000 animais em exposição, julgamento e venda.

A Comissão do Setor Agropecuário é formada por Mauro Zandavalli, Enedi Zanchet, Felix Muraro Junior, Jair Trizotto, Gelson Dalla Costa, Guilherme Santa Catarina, Emilio Zandavalli, Daniel Baldisseira, Rosalvo Bertoli, Valdair Ecco e Clédia Nieland.

MÁQUINAS

Para incrementar os negócios estão programados a feira de comercialização de máquinas e equipamentos, genética e nutrição animal, além de equipamentos para leitarias e sanidade animal, e dois remates: o leilão especializado das raças Holandesa e Jersey que acontecerá no dia 22 de maio (quinta-feira) e o leilão de gado geral a ser realizado no domingo dia 25.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias