Outros

Equipamento para pasteurizar leite a baixo custo será exposto na Agrotins 2013

A máquina para pasteurizar leite em tempo lento será apresentada e comercializada na feira e vem ao encontro do tema da Agrotins 2013 "Pecuária com Tecnologia e Sustentabilidade"


Publicado em: 23/04/2013 às 17:30hs

Equipamento para pasteurizar leite a baixo custo será exposto na Agrotins 2013

A 13ª edição da Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, que acontece de 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, terá, dentre tantas novidades, a exposição de um equipamento para facilitar a vida do pequeno pecuarista. A máquina para pasteurizar leite em tempo lento será apresentada e comercializada na feira e vem ao encontro do tema da Agrotins 2013 “Pecuária com Tecnologia e Sustentabilidade”.

Conforme o engenheiro de alimentos da Diretoria de Segurança Alimentar, Vladimir Ferraz, o equipamento é uma boa alternativa para que os pequenos produtores se modernizem e consigam atender às recomendações do SIM – Serviço de Inspeção Municipal, no que diz respeito à comercialização de leite pasteurizado.

Enquanto outros equipamentos chegam a custar mais de R$ 50 mil, o pasteurizador lento da Harmo Milk com capacidade para 96 litros, com sistema elétrico, custa em torno de R$ 16 mil. Uma seladora manual de sacos plásticos, que irão acomodar o leite, já vem inclusa ao equipamento. “Nesta máquina o leite será envasado primeiro e depois pasteurizado, seja para comercialização ou para fábrica de derivados, como queijo”, explicou Ferraz.

Curso

E para destacar a importância dos municípios obterem o SIM, durante a Agrotins, no dia 9 de maio, no Auditório Tabapuã, a Diretoria de Segurança Alimentar ministrará o curso “Capacitação de Inspetores do SIM”, com o médico veterinário Dilmar de Lima Júnior.

O SIM emite certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequaram às exigências sanitárias vigentes em legislação específica e que também possuem qualidade e higiene em seu processo de produção. Controla ainda a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro/TO

◄ Leia outras notícias