Outros

Embutidos e defumados valorizam matéria prima em média em 50%

A produção artesanal de embutidos e defumados permite diferencial tanto no sabor da carne como na rentabilidade ao produtor, uma vez que valoriza a matéria prima original em média em 50%


Publicado em: 15/07/2014 às 14:40hs

Embutidos e defumados valorizam matéria prima em média em 50%

Para promover e profissionalizar a fabricação desses itens, o Senar/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul capacitará 36 trabalhadores rurais de Brasilândia, São Gabriel do Oeste e Terenos por meio do curso de Produção Artesanal de Embutidos e Defumados de Suínos, que acontece de 15 a 18 de julho.

Antes da geladeira, a produção de embutidos e defumados era alternativa para preservar a qualidade da carne, além de concentrar sabor. Mesmo depois de facilitado o acesso ao refrigerador, os embutidos e defumados continuaram ganhando o paladar das novas gerações. “A grande vantagem da produção artesanal para o consumidor é o sabor selecionado que esses alimentos oferecem. Para o produtor, é a valorização”, avalia o instrutor do Senar/MS, Francisco Ferreira, ao lembrar que antes de produzir é preciso adequar-se às normas de fabricação.

A capacitação apresenta o processo de produção, começando pelos métodos de fabricação do produto desde o abate, corte, cura, técnicas de cozimento, manipulação e armazenamento, além da etapa de defumação, em que a carne é processada pela ação do fogo e fumaça. Produtos como lingüiça, salame, apresuntado e bacon são preparados durante o curso, que tem carga horária de 32 horas. “Além de gerar renda, o trabalhador pode verticalizar a produção e ter contato direto com o consumidor, além de contribuir para a alimentação da família”, relata o instrutor do Senar/MS.

Fonte: Assessoria SENAR MS

◄ Leia outras notícias