Outros

Diretor da Araucária alerta sobre a qualidade do sêmen

O diretor da Araucária Genética Bovina, Marcelo Vezozzo, está alertando os pecuaristas brasileiros sobre porejuízos que podem sofrer com a compra de semên com baixa concentração de espermatozóides


Publicado em: 23/10/2013 às 08:10hs

Diretor da Araucária alerta sobre a qualidade do sêmen

Segundo ele, por estarmos numa região tropical, é aconselhavel utilizar sêmen com concentração acima de 20 milhões de espermatozóides por dose. Ele explica que estão oferecendo aos criadores sêmen por preços preço mais baixos, mas com a metade ou menos da metade desta concentração recomendada. “Isso pode baixar a taxa de prenhez no rebanho em 3% ou 4% e o pecuarista vai ter de 30 a 40 bezerros a menos por cada mil vacas do plantel. Pensando numa economia imediata de seis mil a sete mil reais comprando de sêmen com qualidade inferior, ele acaba tendo um prejuízo. Com o bezerro desmamado valento mil reais cada um, o prejuízo será de R$ 30 mil a R$ 40 mil Em cada lote de mil animais. Na pecuária precisamos mensurar. Checar cuidadosamente custos, benefícios e perdas e lucros”, explica Vezozzo.

Ele garante que todo o estoque de sêmen da Araucária tem concetração acima de 25 milhões por dose, o chamado “Padrão Brasil”. “É uma exigência nossa para dar total garantia ao cliente. E todo estoque ao chegar na empresa é analisado pelo médico veterinário Gustavo Colombo, passando pelo moderno aparelho ASA - Análise de Sêmen Bovino”, finaliza Vezozzo.

Fonte: Pé Vermelho Comunicação

◄ Leia outras notícias