Outros

Charolês premia precocidade reprodutiva

Como todo processo produtivo, a pecuária de corte caminha e evolui no sentido de uma maior produtividade e rentabilidade


Publicado em: 29/08/2012 às 13:00hs

Charolês premia precocidade reprodutiva

A busca é pela redução dos ciclos do segmento. A genética Charolês na Expointer 2012 está comprovando a sua evolução e a busca pelos mesmos princípios.

Um dos melhores exemplos dessa busca é o Prêmio Precocidade Reprodutiva Paulo Franco Borges, instituído pela Associação Brasileira de Criadores de Charolês, desde 2007. Recebe o prêmio a fêmea Charolês que estiver participando da feira com sua primeira cria ao pé e que tenha parido com a menor idade. Na edição 2012, a grande vencedora foi Jotabê Fada, parida aos 22 meses e 12 dias, do criador André Corrêa Berta, da Cabanha  Charolês Figueira, de Arambaré (RS).

Outro destaque na busca da precocidade e redução de ciclos é a matriz Santa Tecla 2105 Querena B, do criador Jamil Deud Junior, da Cabanha Santa Tecla de Clevelândia (PR). Nascida em 29 de setembro de 2011, está participando desta edição da Expointer e com prenhes confirmada. Ou seja, aos 10 meses e 26 dias de idade. Provavelmente, essa é a matriz bovina prenha mais jovem entre todas as raças presentes nessa edição da feira.

A vice-campeã do Prêmio neste ano, Jujuba Labor, que pariu com 23 meses e 6 dias, faz parte de uma linhagem de campeãs deste prêmio, pois sua mãe foi a vencedora em 2010. Além disso, sua avó materna foi a primeira ganhadora do prêmio em 2007, o que pressupõe a alta herdabilidade desta característica.

Fonte: ABCCharolês

◄ Leia outras notícias