Outros

Algodão: preços têm altas consecutivas em mais de um mês

As cotações do algodão em pluma no mercado nacional apresentam sucessivas elevações há cerca de 1,5 mês, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea)


Publicado em: 03/04/2013 às 16:30hs

Algodão: preços têm altas consecutivas em mais de um mês

Entre 26 de março e 2 de abril, o Indicador CEPEA/ESALQ com pagamento em 8 dias subiu 1,77%, fechando a terça-feira a R$ 2,176/lp.

Apesar da boa safra do ano passado, as exportações dos últimos meses reduziram a disponibilidade interna, ao mesmo tempo em que indústrias precisaram se reabastecer. Além disso, produtores já comprometeram boa parte da próxima colheita com exportação.

Nesse cenário, indústrias começam a pleitear a eliminação da Tarifa Externa Comum (TEC) para importação de 200 mil toneladas nos próximos meses. Nas condições atuais, importar sai mais caro que a compra no mercado doméstico.