A primeira estimativa, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o algodão herbáceo para 2012 é a de que a produção chegue a 5,1 milhões de toneladas, contra 5 milhões de toneladas obtidas em 2011. Caso este número se confirme, haveria um incremento de 1,5%. Este levantamento mantém a tendência informada no último prognóstico.
Mato Grosso continua sendo o principal estado produtor, com 50% da produção nacional, apesar de ter sua área de plantio reduzida em 3,7% nesta safra. A área prevista é de 692,8 mil hectares, sendo que, o plantio se estende até fevereiro. No momento, caso se confirme o rendimento médio previsto de 3.703 kg/ha, a produção esperada de 2,5 milhões de toneladas, para Mato Grosso, suplantará em apenas 1% a produção de 2011.
A Bahia, segundo produtor nacional, teve crescimento de 3,6% na área e redução de 0,6% na produção. Os estados que tiveram aumento expressivo de área foram Piauí (25,4%), Pernambuco (27,2%) e São Paulo (58,0%). O estado da Paraíba apesar de apresentar um aumento na área de 29,9% teve uma queda no rendimento médio de 54,7%, influenciando a diminuição da produção em 40,8%.