Outros

Alagoas pode se tornar zona livre da febre aftosa até o final do ano

Alagoas poderá ser reconhecido pelo Ministério da Agricultura como zona livre de febre aftosa com vacinação até outubro deste ano


Publicado em: 01/03/2012 às 11:50hs

Alagoas pode se tornar zona livre da febre aftosa até o final do ano

O reconhecimento depende de detalhes, sendo o principal deles, a auditoria a ser realizada por técnicos do ministério entre os dias 5 e 9 de março.

Segundo cronograma de trabalho do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, a intenção é incluir Alagoas e o Ceará no processo de ampliação da zona livre de febre aftosa com vacinação, que está em curso este ano. Além dos dois estados, Maranhão, Pará, Piauí e Pernambuco também devem ser declarados livres da doença, pois já cumpriram todas as exigências e metas necessárias. Depois de receber o reconhecimento nacional (até outubro), o Ministério da Agricultura deverá dar entrada no processo de reconhecimento internacional, que finalmente poderá abrir as portas de mercados internacionais à carne e produtos derivados do leite destes estados.

Durante o encontro, o senador Renan Calheiros destacou a importância do trabalho do Governo, parlamentares e produtores rurais para o Estado. “Nossa presença aqui é a demonstração de que estamos todos juntos para conquistar esse reconhecimento”, comentou.

O governador Teotonio Vilela comemorou os resultados do encontro. “A audiência foi excelente, com todo o staff do Ministério. Saímos muito confiantes da reunião. Quero dizer que isso é uma vitória de Alagoas. Todos participaram do trabalho - Governo, políticos, produtores rurais e até mesmo a imprensa contribuiu para isso. Foi um verdadeiro mutirão em defesa de Alagoas”, afirmou Teotonio Vilela.

Fonte: Agência Alagoas

◄ Leia outras notícias