Publicado em: 14/04/2015 às 12:30hs
O primeiro filho da atual recordista mundial da raça Girolando ainda nem nasceu, mas já movimenta o mercado da inseminação artificial. A prenhez, avaliada em quase R$100 mil reais, foi encomenda da ABS Pecplan e por outros dois parceiros. Cada cota custou R$33 mil. A expectativa é que o bezerro nasça em outubro e só em 2017 entre em coleta na Central de Excelência e Tecnologia em Uberaba (MG).
O investimento a longo prazo é justificado pela necessidade de se produzir um animal com potencial e consistência genética na raça girolando, que é relativamente nova e não possui uma grande base de dados comprobatórios. “Esse acasalamento encomendado mostra o interesse da ABS em investir na raça e procurar trazer para a Central o que há de mais moderno no mercado: um filho da recordista de torneio leiteiro e de lactação com touros da atualidade”, explica Fernando Rosa, gerente de Produto Leite Tropical da ABS Pecplan.
A prenhez foi gerada por fertilização in vitro. O acasalamento encomendado para novilha Girolando ½ sangue Candeia Wildman foi com dois touros holandês de sucesso da bateria ABS: Dorcy e Silver. “Fizemos um estudo para definição desse acasalamento. Queremos oferecer para o nosso cliente, num futuro próximo, um grande reprodutor que promova lucratividade. Aliando potencial de produção de leite e, ao mesmo tempo, um fenótipo harmônio”, afirma, ressaltando que o trabalho de melhoramento precisa ser planejado.
Recordista. A mãe do futuro destaque da bateria ABS, a novilha Girolando ½ sangue Candeia Wildman, em 2014, bateu recorde mundial de produção de leite durante o torneio leiteiro da ExpoAgro, em Franca (SP), com produção média de 81.210 kg/leite/dia. Este ano, a fêmea voltou a superar todos os resultados. Desta vez, como recorde de lactação. Com duração de 354 dias, sua primeira lactação registrou 21.501,18 kg/leite, em controle leiteiro oficial, aferido pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.
Fonte: Assessora de imprensa ABS Pecplan
◄ Leia outras notícias