Publicado em: 02/05/2013 às 15:00hs
Essa tendência é particularmente evidente no Estado de Mato Grosso (MT), dono do maior rebanho bovino de corte no Brasil, com aproximadamente 30 milhões de cabeças, segundo dados do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) para 2012.
Segundo a pesquisa do Instituto, as propriedades no Estado com foco em bovinocultura e que possuem até 300 cabeças - ou seja, propriedades de pequeno porte - representam cerca de 85% do total. No entanto, apenas 24% do rebanho de Mato Grosso estão nessas pequenas propriedades.
A baixa qualidade genética do rebanho e a falta de investimentos em melhoramento genético dos animais - que, por sua vez, acontece por falta de assistência técnica e acesso a financiamentos por parte dos criadores – são alguns dos motivos que têm ocasionado a grande parte destes pequenos pecuaristas sua marginalização no mercado. Este contexto e as andanças frequentes da OSCIP Aliança da Terra por várias destas propriedades impulsionaram o início de um projeto que visa, basicamente, aumentar a produtividade e a qualidade do rebanho, atendendo à demanda ambiental, social e genética de pequenos produtores de Assentamentos da porção Nordeste de MT.
Desse modo, o Projeto de Pecuária da Mata Azul da Aliança da Terra, em parceria com a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), a APEPASA (Associação dos Pequenos Produtores Agrícolas de Santo Antônio do Rio das Mortes) e a Fundação Solidaridad, promoveu em 2012 reuniões para levar o Programa de Incentivo ao Melhoramento Genético (Pró-Genética) a pequenos produtores dos Assentamentos Mata Azul, Roncador, Dom Pedro, Mãe Maria e Bandeirantes.
Com a colaboração de todos os parceiros envolvidos e o grande interesse demonstrado pelos pecuaristas da região, está sendo possível realizar a 1ª Feira de Touros do Pró-Genética do Estado de Mato Grosso. A Feira está sendo realizada pela APEPASA, no dia 18 de maio, das 08h às 18h, no Rancho Jatobá, em Novo Santo Antônio - Mato Grosso.
O Pró-Genética é um programa da ABCZ, com parceria da EMATER-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), que nasceu em Minas Gerais e realizou em 2006 a 1º Feira de Touros. Somente no primeiro ano, foram comercializados quase 1.000 touros a 1.000 propriedades diferentes. A ABCZ, através do Pró-Genética, agrega valor ao rebanho comercial, promovendo a oferta de touros de alto valor genético. Os agentes financeiros como o Banco do Brasil, o Sicredi e o Bradesco irão participar com o cadastro e a liberação de linhas de crédito. A Aliança da Terra, através de seu CCS – Cadastro de Compromisso Socioambiental – irá atender à demanda ambiental e social dos pequenos produtores e auxiliar na retirada do CAR (Cadastro Ambiental Rural) das propriedades pendentes.
Estima-se que 150 produtores, donos de um rebanho bovino estimado em 35.000 cabeças, sejam atendidos na Feira de Touros do Pró-Genética. Os ganhos ocasionados desta iniciativa são profundos e podem melhorar o contexto mercadológico atual, uma vez que almeja dobrar a renda dos produtores envolvidos, aumentar a taxa de prenhez de50% para 80%, aumentar o peso do bezerro na venda em aproximadamente 30%, e substituir o sistema de venda ‘’por cabeça’’ para ‘’por peso’’.
Previsões do Imea mostram que nos próximos dez anos, o rebanho bovino de Mato Grosso deva crescer 18%, ao passo que o abate aumentará 95%. Não é aceitável pensar que a grande parcela de pequenos produtores do Estado fique de fora deste cenário.
MAIORES INFORMAÇÕES: Vivaldo Coutinho: (66) 8423-4866
Assista à animação do CCS da Aliança da Terra:
Saiba mais sobre o Pró-Genética através deste documentário da ABCZ:
Fonte: Aliança da Terra
◄ Leia outras notícias