Publicado em: 03/02/2015 às 09:00hs
A Cargill Alimentos-Nutron reuniu nesta sexta-feira (30.01), em Campinas, produtores parceiros que produzem alimentos peletizados para Ruminantes. O evento teve como objetivo discutir sobre os desafios e melhorias da produção desta categoria de alimentos. A primeira palestra sobre o mercado de milho, soja e boi gordo foi ministrada pelo responsável do setor de Inteligência em Agronegócios, da Cargill Alimentos-Nutron, Vitor Viniz.
“Para 2015 a produção de milho deverá ser estável e a safrinha continuará em nível recorde, já a soja terá exportação forte, além de ser a preferida dos chineses. Além disso, os principais concorrentes do Brasil na produção do boi gordo são Estados Unidos e Austrália deverão aumentar em 5% o número de animais em confinamento em 2015”, apontou Vitor Viniz. O especialista lembrou ainda de importantes números. “Hoje já são 1 bilhão de toneladas de milho em todo o mundo, sendo os Estados Unidos o maior produtor, seguido pela China e Brasil. Já a soja conta com 300 milhões de toneladas, sendo o Brasil e Estados Unidos os principais produtores”, enumerou.
A segunda palestra sobre Pontos Críticos de Controle para Rações Peletizadas para Ruminantes foi ministrada por João Costa Neto, consultor da Cargill Alimentos-Nutron. Ele mostrou a importância na qualidade da ração, falando sobre adição de gordura, umidade inicial da ração, temperatura no condicionador, entre outros aspectos. “Entre outros fatores, a adição precisa de gordura, o impacto do percentual de gordura na produtividade, assim com a coleta de amostras de rações após o misturador para analisar a umidade inicial são aspectos que devem ser levados em conta para um bom ganho de peso e qualidade final de carne”, define João.
O destaque foi para a palestra de Roy Miller, gerente de produção e operações, da Cargill Alimentos-Nutron, dos Estados Unidos. Na ocasião, ele contou sobre sua experiência de 25 anos produzindo alimentos peletizados para ruminantes na Cargill americana. Roy alertou sobre a importância do controle completo do processo, e da atenção aos diversos fatores envolvidos no processo de fabricação das rações, todos determinantes para a qualidade final do produto, entre outros aspectos, ele ressaltou a importância de balancear a produtividade com qualidade e baixo custo.
“O evento foi ótimo, muito mais do que o esperado, o conteúdo deixou todos muito bem impressionados e acrescentou conhecimento prático para aqueles que procuravam se aprofundar no assunto”, comenta Aloizio Lopes, gerente de produtos para bovino de corte, da Nutron.
O evento foi encerrado com a mesa redonda composta pelo responsável do setor de Inteligência em Agronegócios, da Cargill Alimentos-Nutron, Vitor Viniz, o consultor da Cargill Alimentos-Nutron, João Costa Neto e Roy Miller, gerente de produção e operações, da Cargill Alimentos-Nutron, dos Estados Unidos, onde puderam tirar as dúvidas dos participantes.
Fonte: TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
◄ Leia outras notícias