Nutrição

Pecuarista de Minas Gerais recebe prêmio por silagem de alta qualidade

Desafio - Qualidade de Silagem Premium, realizado pela Sementes Biomatrix, reconhece os melhores produtores


Publicado em: 17/09/2021 às 08:20hs

Pecuarista de Minas Gerais recebe prêmio por silagem de alta qualidade

O pecuarista Leandro Duarte Valente, da Fazenda Soledade, em Paula Cândido/MG, é um dos grandes vencedores do primeiro Desafio – Qualidade de Silagem Premium, realizado pela Sementes Biomatrix, empresa do grupo Agroceres. Cerca de 100 pecuaristas que produzem silagem de milho para nutrição do seu rebanho foram pré-selecionados. Desse total, dez passaram à fase final do concurso e os três melhores serão premiados com equipamentos utilizados na produção de silagem. Leandro recebe hoje, dia 14 de setembro, pelo seu resultado, um moinho de grão úmido.

Com o segundo melhor desempenho, o produtor possui um rebanho com 160 vacas Girolando. Leandro conta com uma área plantada de 30 hectares do híbrido BM3069PRO2 da Sementes Biomatrix em sua propriedade, com volume de produção total de 1,3 mil toneladas de silagem. Como estratégia de manejo, ele utiliza 80% de silagem para a nutrição do rebanho.

A escolha pelo híbrido, segundo o pecuarista, é devido à alta produtividade, janela de corte e maciez. “Assim, conseguimos boa conversão em leite e temos a melhor resposta em nutrição animal”, diz Leandro. A produção de leite da fazenda é de 1.000 litros dia.

Desafio Silagem

O primeiro Desafio – Qualidade de Silagem Premium realizado pela Sementes Biomatrix teve como proposta valorizar e premiar pecuaristas que buscam melhorar a nutrição do rebanho por meio de uma silagem de alta qualidade, motivando-os a produzir e armazenar a silagem dentro dos padrões de excelência. Com isso, a empresa buscou reforçar a importância dos híbridos da Sementes Biomatrix.

Para o concurso, técnicos da empresa visitaram as propriedades e coletaram amostras de silagem - que foram levadas ao laboratório da Escola Superior e Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba/SP, para avaliação do teor de matéria seca, teor de amido, teor de fibra, digestão da fibra entre outros critérios. Com base nos resultados obtidos, foram escolhidos os três vencedores do Desafio.

Os três produtores selecionados receberão equipamentos utilizados na produção de silagem como prêmio pelo desempenho: uma colhedora de forragem (1º lugar), um moinho de grão úmido (2º) e um rolo compactador de silagem (3º).  

 

Fonte: Carol Silveira Assessoria de Comunicação

◄ Leia outras notícias