Nutrição

Avanço consistente na semeadura do milho silagem

Projeção da Emater/RS-Ascar Indica Progresso para a Safra 2023/2024


Publicado em: 22/01/2024 às 16:30hs

Avanço consistente na semeadura do milho silagem

 

 

A área destinada ao cultivo do milho silagem avançou para 84% do total projetado, conforme destaca o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar. A colheita para confecção de silagem de planta inteira já atinge 35% dos cultivos, impulsionando a expectativa para a Safra 2023/2024, que prevê 364.291 hectares de área cultivada, com uma estimativa de produtividade de 39.088 kg/ha.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Campanha, as lavouras implantadas em outubro encontram-se no estágio de milho verde. Os agricultores intensificam o monitoramento e preparam o maquinário para iniciar os trabalhos de ensilagem no final de janeiro.

Em Hulha Negra, as lavouras beneficiadas pelas chuvas em 10/01 receberam aplicações de fertilizante nitrogenado, e novos plantios foram realizados. Observou-se também a germinação de sementes que estavam intactas no solo desde o plantio, ocorrido na última semana de dezembro. Contudo, em áreas com baixos volumes de chuva e locais sem precipitação, já surgem sintomas de estresse nas plantas durante os horários mais quentes. A combinação de excesso de chuvas e nebulosidade no início do desenvolvimento da cultura, juntamente com a menor disponibilidade de umidade no solo nas últimas semanas, impactou o porte das lavouras, influenciando na produtividade de silagem. Em Aceguá, onde cerca de dois mil hectares são dedicados ao cultivo de milho para silagem, as chuvas não foram suficientes para concluir o plantio, que está em torno de 85% do total previsto.

Na região de Frederico Westphalen, 5% da área semeada em resteva de milho grão e silagem encontra-se na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo. No estágio de enchimento de grãos, são 25%, e 70% já foram colhidos. Ainda está prevista a implantação de 5% da área ao longo de janeiro e fevereiro. As lavouras em desenvolvimento inicial enfrentam ataques intensos de cigarrinha-do-milho.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias