Nutrição

AB Vista apresenta estudo sobre as capacidades da fitase

Grupo de pesquisadores avalia desempenho potencial da enzima


Publicado em: 06/08/2013 às 07:00hs

AB Vista apresenta estudo sobre as capacidades da fitase

A AB Vista®, fornecedor global de uma nova geração de micro ingredientes para a indústria de alimentação animal, apresenta um novo estudo sobre as capacidades das diferentes enzimas fitases disponíveis no mercado, permitindo que o usuário final consiga distinguir qual é a melhor para seu caso específico.

Animais monogástricos não sintetizam a enzima fitase e têm como consequência a baixa eficiência no aproveitamento do fósforo de origem vegetal. Como o fósforo é um mineral essencial por desempenhar importantes funções nos processos metabólicos, ao formular dietas, é necessário adicionar uma fonte de fósforo inorgânico.

Atualmente, a fitase está presente em 62% da alimentação dos animais monogástricos, gerando um volume de US$250 milhões ao ano, e crescimento avaliado em 10% por ano. A inclusão de fitase na alimentação atende às necessidades de fósforo dos animais e reduz sua excreção no meio ambiente, diminuindo o impacto ambiental.

A avaliação do desempenho potencial foi o ponto de início dos estudos. Para a AB Vista®, é muito importante que sejam observadas certas características, como termoestabilidade, curvas de pH, resistência gástrica e estabilidade. O desenvolvimento do produto Quantum Blue, enzima produzida pela ABV incorporou características  únicas que trazem grandes benefícios aos seus usuários.

Tabela 1 – Característica de Fitases comerciais (Fonte: Greiner, 2012)



Um dos principais pontos incorporados à molécula Quantum Blue é a constante “Km“, que relaciona concentração de fitato com atividade enzimática. Quantum Blue trabalha em um km muito baixo, incrementando a quebra do fitato, mesmo quando este tem sua concentração reduzida pela ação da enzima.

Dessa maneira é mais eficaz no desempenho animal e apresenta maior retorno ao investimento.

Além disso, possui maior eficácia que outras enzimas quando usadas em uma superdosagem, com uma melhor performance de neutralização do fitato antes de seus efeitos negativos.

“A caraterística única de Km do Quantum Blue abre um novo cenário no uso das fitases, pois permite a busca da minimização dos efeitos antinutricionais do fitato de forma intensa”, acrescenta o Dr. Mike Bedford.

Para mais informações, visite: www.abvista.com e http://phytate.info/

Fonte: F2 Comunicação Integrada

◄ Leia outras notícias