Equídeos

Raça Crioula é destaque no primeiro fim de semana da EFAPI 2013

A 19ª Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi 2013) foi contemplada, no seu primeiro final de semana, com a realização da X Credenciadora ao Freio de Ouro – Raça Crioula


Publicado em: 08/10/2013 às 14:00hs

Raça Crioula é destaque no primeiro fim de semana da EFAPI 2013

Quarenta animais, divididos em quatro provas – morfologia, provas funcionais, paleteada e campereada – competiram em busca de oito vagas para a etapa Classificatória ao Freio de Ouro 2014.

X EXPOSIÇÃO MORFOLÓGICA E CREDENCIADORA AO FREIO DE OURO

O julgamento da X Exposição Morfológica – Raça Crioula se deu pela análise das melhorias e deficiências físicas dos cavalos, de acordo com o diretor morfológico Thiago Spessatt. Dentre os quarenta animais que participaram, foi considerado o grande campeão e exemplar da raça, Xavante da Santa Ursula, do proprietário Hilario Olivieki, de Erechim - RS. Entre as fêmeas, a campeã e considerada exemplar da raça foi a égua JT Recompensa, do expositor Cabanha Rigorosa, de Chapecó - SC.

A grande campeã JT Recompensa foi adquirida pela Cabanha Rigorosa há cinco anos, e desde então é vencedora de diversos prêmios Morfológicos. A égua tem sete anos e está prenha, também foi premiada como a melhor prenhez e melhor exemplar da raça.

No sábado, ocorreu o julgamento morfológico da X Credenciadora ao Freio de Ouro, competição que foi comparada pelo presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Oeste Catarinense (NCCCOC), Erni José Backes, com a Copa do Mundo de Futebol devido à sua importância. A avaliação é feita a partir de notas atribuídas às partes do corpo do animal consideradas relevantes para a raça.

Os prêmios da X Exposição Morfológica foram entregues na sede do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Oeste Catarinense no final da tarde de sábado, após o encerramento das provas credenciadoras ao Freio de Ouro.

PROVAS FUNCIONAIS DA X CREDENCIADORA AO FREIO DE OURO

São cinco provas funcionais: andadura, figura, volta sobre patas e esbarradas e a prova de campo, popularmente chamada de paleteada, onde é avaliada a funcionalidade do animal.

No domingo, às 8 horas, ocorreu a prova final da Credenciadora ao Freio de Ouro- Raça Crioula. Onze animais - cinco éguas e seis cavalos - foram qualificados à próxima etapa. O primeiro lugar entre as fêmeas (com 17,520 pontos) ficou com a égua Curandeira 711 Maufer e com o ginete Nei Eduardo Lima, dos proprietários Maurício e Fernando Lampert Weiand de Lajeado – RS. “Esse título é muito importante, não só para mim, mas para a Cabanha também”, destacou Nei. A curandeira é treinada por ele há três anos e foi finalista do Freio de Ouro 2013. A campeã tem seis anos de vida sendo três de muito trabalho, os treinos são diários, com folgas após as competições.

Entre os machos o primeiro colocado, da X Credenciadora foi o Expresso do Elebê, com o cavaleiro Daniel Teixeira, do proprietário Lêonidas Burtet de Cachoeira do Sul – RS com 17,010 pontos. Este é o segundo ano que o animal está correndo, ano passado ele ficou em oitavo lugar no Freio de Ouro, dentre 1.500 competidores. Expresso tem seis anos e participará de competições até o final desse ano, quando avaliarão suas condições de competir em 2014.

PROVA DE PALETEADA E CAMPEREADA DA X CREDENCIADORA AO FREIO DE OURO

Na tarde de domingo, foi disputada a Prova de campo, ou paleteada como é popularmente chamada, realizada em duplas, onde os competidores precisaram alcançar o novilho, conduzir, paletear e ultrapassar o terneiro na pista. Apesar da paleteada ser realizada em duplas, cada ginete é avaliado individualmente de acordo com sua velocidade, aptidão vaqueira, sujeição ao comando e potência de movimentos. O animal é avaliado pelo seu comportamento no momento em que o boi é largado.

A dupla campeã da Paleteada ao Freio de Ouro foi composta pelas éguas Tatuada das Três Estâncias e FM Taura dos Cinco Salsos, montadas por Fábio Fávero e Oclair Odilom, respectivamente.

Na sequência realizou-se a Campereada Oficial. Nesta prova os ginetes são divididos em trios e tem três minutos pra colocar o máximo de animais de seu lote na mangueira. Os campeões da Campereada Oficial foram: Camoati Parente, Xaxado Cimarron e Camoati Negreto, dos expositores João Carraro, Diego Grando e Mateus Grando.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias