Publicado em: 05/09/2014 às 08:20hs
A raça Crioula definiu nesta terça-feira à tarde os grandes vencedores do Campeonato Nacional de Morfologia do ciclo 2014. Mesmo com a chuva que caiu sobre o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), nesta terça-feira, um grande público acompanhou o julgamento final que definiu o título para a égua Marconi Índia, da Estância Boa Vista, de Santana do Livramento (RS) como melhor exemplar da raça e grande campeã das fêmeas e Mujeriego da Reconquista, da Reconquista Agropecuária, de Alegrete (RS).
O proprietário da Estância Boa Vista, Alexandre Espíndola Araújo, comemorou o resultado conquistado nas pistas. Destaca especialmente a recuperação da égua depois de um período de cria e que Marconi Índia está no seu auge. "É uma emoção muito grande, sonhada há anos depois de um trabalho muito sério ainda mais com esta égua que nos deu muita alegria desde que nasceu. Ela pegou cria muito nova e veio se recuperando. Agora ela chegou ao seu auge", afirma.
Emocionado, o criador Marcelo Tellechea Cairoli, da Reconquista Agropecuária, agradeceu a toda a equipe de trabalho do criatório e lembrou da preparação especial que recebeu, além dos títulos conquistados por seus antecessores. "Isso representa mais do que a gente possa falar. Este cavalo é filho de um outro animal nosso que ficou algumas vezes entre os primeiros lugares em Esteio. Esta é a primeira geração desse cavalo e foi um animal que preparamos com todo o carinho", observa.
Responsável pelo julgamento, o criador Carlos Loureiro de Souza agradeceu o convite da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) para ser o jurado neste ano. Sobre o nível da competição, ressalta que muitos animais que participaram tinham condições iguais de chegar ao grande campeonato. "Não tem o que falar da qualidade, todas as filas que entraram em pista tinham cavalos e éguas de grande qualidade. O grande campeonato só vai para quatro animais e mesmo que estes quatro não participassem o nível ficaria o mesmo se colocassem outros animais em pista", explica.
Para o presidente da ABCCC, Mauro Ferreira, o resultado e o nível dos animais colocados em pista reforçam o aprimoramento que toda a comunidade crioulista está promovendo em seus plantéis. "O discurso que esta é a Morfologia mais disputada de todos os tempos, de que o Freio de Ouro foi o mais disputado de todos os tempos, tem prazo de validade e é de 12 meses. Nossos criadores são tão competentes que a raça sempre se renova e se supera", reforça.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)
◄ Leia outras notícias