Equídeos

Provas de Tambor concentram mais de 50% das inscrições do Campeonato Nacional do Quarto de Milha

Preferida dos atletas, provas de Tambores serão executadas 2.130 vezes nas pistas de velocidade de Avaré (SP)


Publicado em: 21/07/2014 às 15:30hs

Provas de Tambor concentram mais de 50% das inscrições do Campeonato Nacional do Quarto de Milha

Sucesso entre as provas equestres que serão realizadas no 37º Campeonato Nacional Conformação e Trabalho do Cavalo Quarto de Milha, as provas de Tambores concentraram mais de 50% de todas as inscrições do evento. No período de amanhã (19) a 27 de julho, as provas de Tambores serão realizadas 2.130 vezes nas pistas de velocidade do Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP), onde será realizado o campeonato.

“Serão sete dias dedicados a julgamentos de provas de Tambor”, explica entusiasmado o diretor de eventos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), Chico Garcia. Ele conta que a modalidade Tambor é uma das que mais evoluiu entre as provas de velocidade do Quarto de Milha. “Há 20 anos, nossa média de tempo de execução de um percurso com três tambores era de 19 segundos. Hoje, há competidores, cavaleiros e cavalos, que realizam o mesmo percurso em 16 segundos”, diz o diretor.

Para ele, isso é resultado de um trabalho muito dedicado de criadores, proprietários e competidores na preparação de cavalos-atletas Quarto de Milha. “As competições equestres se tornaram extremamente profissionais. Atrás de um cavalo atleta tem um grupo de profissionais altamente qualificado para dar bons resultados. E tudo influencia nos resultados: o pedigree, a campanha, a criação, a nutrição, a preparação física do animal”, explica.

As provas de Tambor são cronometradas e todos os competidores realizam o mesmo percurso. “Assim, a disputa fica mais homogênea e equilibrada”, garante Chico Garcia. Ganha quem o completar o percurso em menos tempo e sem cometer infrações como, por exemplo, esbarrar no tambor ou derruba-lo. Esse ano, a modalidade Tambores será dividida em 29 categorias que levam em consideração aspectos como idade do cavaleiro e pontuação.

O campeonato

O Campeonato Nacional é o maior evento da raça Quarto de Milha no país e promoverá, nos nove dias de campeonato, competições em 18 modalidades. As provas serão realizadas em três pistas. Duas delas abrigarão as provas de Cinco e Três Tambores, Seis Balizas, Laço - Cabeça, Laço - Pé, Laço de Bezerro Técnico e Cronômetro, Laço em Dupla, Breakaway Roping, Ranch Sorting, Western Pleasure, Working Cow Horse e Team Penning. A terceira pista será dedicada a modalidades de Rédeas e Apartação.

Sobre a ABQM – Fundada em 1969, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) reúne hoje mais de 83 mil proprietários e criadores de cavalos da raça. Quarto de Milha é hoje a raça equina mais difundida no Brasil, com uma tropa de cerca de 440 mil animais registrados. No mundo, ele corresponde por 52% de toda a tropa equina. Considerado o “cavalo da família”, o Quarto de Milha se destaca pela sua versatilidade (participa de competições equestres em 20 modalidades diferentes) e docilidade (em algumas modalidades participam crianças com idade a partir de cinco anos).

Fonte: Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM)

◄ Leia outras notícias