Equídeos

Passaporte em Campo Grande garante a vaga de oito animais à Morfologia Expointer 2022

Evento da raça Crioula foi realizado durante a Expogrande e teve como melhor exemplar égua de Vacaria (RS)


Publicado em: 22/04/2022 às 16:00hs

Passaporte em Campo Grande garante a vaga de oito animais à Morfologia Expointer 2022
Foto: Canastra da Boa Vista. Crédito: Fagner Almeida

Em um Estado em que a maior força do cavalo se concentra no uso para o trabalho com o gado e o laço comprido, a cada ano se vê crescer o interesse e a dedicação para criar animais virtuosos na sua conformação racial Crioula. Inaugurando a participação da Região 8 no ciclo 2022 da Morfologia, o NCCC do Mato Grosso do Sul realizou, entre os dias 15 e 17 de abril em Campo Grande (MS), uma Exposição Passaporte que garantiu a vaga de oito exemplares na Morfologia da Expointer, em Esteio. Ocorrido no Parque do Peão, local pertencente ao Circuito de Laço Comprido, o evento foi supervisionado pelo técnico Rafael Sant’Anna.

Responsável pelo julgamento dos 34 animais marcados e 10 incentivos que passaram pela pista no final de semana, o jurado Alexandre Suñe elogiou a qualidade dos exemplares e deu destaque à categoria das fêmeas: “A Exposição me surpreendeu muito positivamente pelo nível dos animais, a qualidade vista desde o Incentivo foi impressionante. Tenho certeza de que essas quatro fêmeas que entraram aqui vão representar muito bem a Região 8 na Final da Morfologia. O nível dos machos não teve a mesma regularidade e equilíbrio de qualidade, mas também foram muito bem apresentados os animais”, avalia. “O que se vê é um crescimento, tenho certeza que muito próspero, na Região 8 para participações da raça Crioula no futuro”, complementa. Veja a seguir os resultados.

Na categoria Fêmeas, ponteou a fila das campeãs a Potranca Menor Canastra da Boa Vista, assim avaliada pelo jurado Alexandre Suñe: “muito bem unida, muito Crioula, feminina, caminha muito bem, tem boas angulações e garrões fortes, é bem estruturada por baixo, tem boa garupa e boa descida de perna. Uma potranca cheia de qualidade”. Com menos de 30 meses, a jovem oveira colorada já vinha participando de exposições Incentivo, mas é durante a Expointer 2022 que ela vai fazer a sua estreia na pista de Esteio. Estreando em grande estilo, por sinal: a potranca, filha de Xeque Mate da Boa Vista e SJ Zingara, ainda foi eleita Melhor Exemplar da Raça na Exposição de Campo Grande. 

O cabanheiro da Cabanha Boa Vista, de Vacaria (RS) que a apresentou no evento, José Nunes, garante que a conquista do título é fruto de muita dedicação: “Isso aqui é trabalho do ano, não é fácil chegar no ponto de trazer o animal bem, tranquilo. São 24 horas que a gente tem a dispor para eles em casa, e isso aqui é consequência do serviço da gente. Hoje o Cavalo Crioulo está muito assim: se tu não estiver bem, tu não chega lá. Não adianta, hoje o negócio está muito competitivo, a gente tem que se dedicar e gostar do trabalho que a gente faz”, avalia.

Entre os machos, foi eleito Grande Campeão da Exposição o Potranco Menor RE Rio Jacuí, animal que, com 30 meses recém completos, se destacou pela sua apresentação montado. Segundo a avaliação do jurado Alexandre Suñe, o potranco ”caminha muito bem e é muito bem angulado e expressivo racialmente”. Criação da Estância Liberdade, de Rolante (RS), o zaino é filho de JA Manda Chuva e Buena Suerte de Santa Edwiges. 

Pertencente à região de expansão do Cavalo Crioulo, o Mato Grosso do Sul é um dos estados fora do sul do país que mais apostam no fomento à criação de bons animais da raça, cada vez mais projetados e conformados ao padrão racial. Beto Diedrich, presidente do NCCCMS, conta que o estímulo à participação nas competições de morfologia no estado já vem ocorrendo há quase dez anos: “O Núcleo realiza duas exposições por ano para mostrar o que os criadores estão produzindo em questão morfológica. Desde 2013, realizamos todo ano a Morfologia Passaporte, e geralmente na primavera, lá por outubro, fazemos uma exposição de potros só dos criadores do Centro-Oeste, a Exposição Incentivo Potros do Cerrado”, diz. Para o presidente, a importância da Morfologia Passaporte é ser uma janela para exibir o que a região tem de melhor: “A gente traz o que a gente tem de melhor pra dentro da pista aqui no Mato Grosso do Sul, e consegue receber também. Consegue fazer um evento bonito e com grande qualidade como foi agora. É importante que os criadores daqui, os usuários e telespectadores [da transmissão ao vivo do evento, pelo CLC na TV] vejam essa qualidade que o Cavalo Crioulo tem e quer mostrar pro Brasil”, comenta. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)

◄ Leia outras notícias