Equídeos

Nacional da Morfologia abre programação do Cavalo Crioulo na Expointer

Expectativa dos jurados é de encontrar exemplares de alta qualidade na pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS)


Publicado em: 08/08/2022 às 13:40hs

Nacional da Morfologia abre programação do Cavalo Crioulo na Expointer
Foto: Crédito Fagner Almeida

Já no primeiro dia de abertura dos portões da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, serão conhecidos os grandes campeões de Esteio (RS) do Cavalo Crioulo. Antes mesmo do início da feira, a partir do dia 25 de agosto, os 250 classificados nas Exposições Passaporte realizadas pelo país e na Prévia Morfológica desfilarão em pista na Nacional da Morfologia, da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

E os selecionados para fazer a avaliação dos animais estão confiantes de que os 250 exemplares que farão os desfiles em pista demonstrarão alta qualidade. Felipe Malfatto Fleitas, jurado da categoria fêmeas, salienta que a expectativa é muito alta. "Estamos acostumados a ver um nível galopante de éguas todos os anos, não deixamos de nos surpreender. Pelo que vimos tanto nas Exposições Passaporte quanto na Prévia temos a certeza de encontrar animais muito bons. Será um trabalho árduo, mas prazeroso porque trabalhar com éguas desse nível é um privilégio", observa.

Já João Francisco Silveira, que será o responsável pelo julgamento da categoria dos machos, se disse lisonjeado com o convite e sabe de tamanha responsabilidade de participar de um processo de seleção da raça. "A expectativa é das melhores. Tenho certeza que o que vale é o momento dos animais se apresentarem e espero que tenhamos gratas surpresas de animais novos ou confirmações de animais maduros, ainda mais quando se precede um ano da FICCC", destaca.

No total, além da Prévia Morfológica, o ciclo contou com 18 Exposições Passaporte nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Foram cerca de 1,7 mil exemplares da raça que buscaram as 250 vagas para chegar até Esteio.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)

◄ Leia outras notícias