Equídeos

Jovens cavaleiros agitam o segundo dia de provas do 34° Potro do Futuro e 7ª Copa dos Campeões ABQM, em Avaré (SP)

A participação dos cavaleiros jovens é sempre um ponto alto dentro dos eventos realizados pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM)


Publicado em: 10/10/2013 às 17:50hs

Jovens cavaleiros agitam o segundo dia de provas do 34° Potro do Futuro e 7ª Copa dos Campeões ABQM, em Avaré (SP)

No segundo dia de competições do 34° Potro do Futuro e da 7ª Copa dos Campeões, em Avaré (SP), não foi diferente. Os pequenos cavaleiros protagonizaram os momentos mais emocionantes na pista de Rédeas, modalidade tida como uma das mais técnicas entre as disputadas na Raça.

No 34° Potro do Futuro (onde só competem cavalos com até quatro anos hípicos), o destaque foi o jovem Leonardo Almeida, de apenas 15 anos. Ele sagrou-se campeão na modalidade dentro da categoria Jovem, desbancando competidores mais velhos que ele. Visivelmente emocionado, ele não conteve as lágrimas ao ouvir o anúncio do resultado. “Treinei muito, passei as férias inteiras treinando todos os dias” relatou o garoto, ao lado de sua égua chamada a Caroline Whiz.

Na 7ª Copa dos Campeões (onde participam cavalos finalistas das competições oficiais da ABQM realizadas ao longo do ano) a sensação ficou por conta dos irmãos Jean Kotrozinis e Demetry Kotrozinis, de 13 anos e 10 anos de idade, respectivamente. Eles ergueram a taça de campeão nas categorias Jovem e Jovem Principiante, na modalidade de Rédeas da competição.

Jean Kotrozinis, que foi campeão da categoria no 36° Campeonato Nacional da ABQM, realizado em julho, ainda conseguiu a terceira colocação na mesma categoria deste 34° Potro do Futuro.

Cavalo da família - Ambos os irmãos contam que a paixão pela montaria vem desde muito cedo, incentivado pelo pai, Demétrius Kotrozinis, e pela Mãe, Érika Kotrozinis, proprietários do Haras Medalha de Ouro, de São Roque (SP). A família sintetiza o espírito de quem participa da raça Quarto de Milha. Demetrius e Érika também competem na modalidade de Rédeas. O pai conseguiu o vice-campeonato na categoria Aberto Castrado e a terceira posição na categoria Aberto Sênior, de Rédeas da 7ª Copa dos Campeões. Já Érika levou para casa o troféu de terceira melhor amazona na categoria Principiante Amador, da mesma competição, onde competiu também com cavaleiros. Na pista de velocidade e maneabilidade a modalidade de Seis Balizas também conhecerem os campeões das categorias envolvendo cavaleiros com menos de 18 anos de idade. O 34° Potro do Futuro e a 7ª Copa dos Campeões da ABQM ocorrem até o próximo domingo (13/10) e irá distribuir, ao todo, R$ 800 mil em premiações.

Sobre a ABQM – Fundada em 1969 a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) reúne hoje mais de 20 mil proprietários e criadores de cavalos da raça. O quarto de Milha é hoje a raça equina mais difundida no Brasil, com uma tropa de cerca de 400 mil animais registrados. No mundo, ele corresponde por 52% de toda a tropa equina. Considerado o ‘cavalo da família’ o Quarto de Milha se destaca pela sua versatilidade (participa de competições equestres em 19 categorias diferentes) e docilidade (nas competições participam crianças com idade a partir de 5 anos). O mercado de leilões do Quarto de Milha movimentou somente no ano passado R$ 163,2 milhões.

Fonte: TEXTO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÕES

◄ Leia outras notícias