Publicado em: 04/10/2013 às 08:00hs
A cidade de Avaré, no interior de São Paulo recebe, entre os dias 08 e 13 de outubro, 34º Potro do Futuro e 7ª Copa dos Campeões da Raça Quarto de Milha. Organizado pela ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), o evento espera aproximadamente 2 mil animais disputando o título de grande campeão do ano nas provas de trabalho e conformação.
Para ter um cavalo campeão das competições, além da genética e treinamento, é necessária uma nutrição balanceada desde a gestação. Esta atenção assegura que o potro nasça com saúde e tenha o desenvolvimento previsto.
Até o segundo ou terceiro mês de vida o leite materno garante a alimentação do potro. Após este período, as exigências nutricionais aumentam sendo imprescindível a suplementação com ração balanceada.
O potro ao se separar da mãe é normal que perca peso e/ou estacione em altura. Devido ao estresse há perda de apetite e redução da taxa de crescimento. Orienta-se que a ração seja introduzida na alimentação ainda na fase de aleitamento, com a administração de 100 gramas por dia, a fim de que o potro aprenda a comer e aceite o produto. A quantidade deve ser aumentada de forma gradativa, para que o animal esteja em bom estado físico quando chegar à fase do desmame.
“A raça Quarto de Milha é a mais rápida em distâncias curtas. Investir na alimentação em todas as fases supri as exigências de proteína, energia e minerais do animal, garantindo melhor desempenho na pista” alerta Claudia Ceola, médica veterinária e técnica de equinos do Grupo Guabi.
Conheça abaixo o programa nutricional da Guabi para potros
A Guabi dispõe uma linha completa para potros de acordo com sua exigência nutricional a partir do 7º dia de vida. São produtos peletizados, multipartículas e extrusados compostos de óleo vegetal, minerais e minerais orgânicos (Cromo, Zinco, Cobre e Selênio) necessários para evitar o aparecimento de Doenças Ortopédicas do Desenvolvimento (DOD), além de vitaminas (A, D e E), Biotina (fortalecimento dos cascos), probiótico e aminoácidos essenciais como a Lisina.
Equitage Potro E é uma ração extrusada de alta digestibilidade, com 19% de proteína, 3.450 kcal de energia digestível - é um produto desenvolvido especificamente para atender os requerimentos nutricionais dos potros em crescimento a partir do 7º dia até os 18 meses de idade.
Equitage Potro P atende as exigências nutricionais dos potros em crescimento. A ração é peletizada e formulada com 17% de proteína, 3.440 kcal de energia digestível.
Equitage Potro com Laminados é uma ração multipartículas “Sweet Feed” com alta digestibilidade e palatabilidade, indicado para potros a partir de 4 meses até 24 meses de idade. Formulada com 18% de proteína, 3470 kcal de energia digestível.
Com 39 anos no mercado, o Grupo Guabi é hoje um dos maiores produtores de rações e suplementos do país e conta com oito unidades fabris localizadas em Campinas (SP), Bastos (SP), Sales Oliveira (SP), Pará de Minas (MG), Anápolis (GO), Além Paraíba (MG), Goiana (PE) e Pecem (CE).
Fonte: LN Comunicação
◄ Leia outras notícias