Equídeos

GAP realiza seu primeiro leilão virtual da raça Crioula

Em oferta no próximo dia 9 de novembro animais que se destacaram nas principais competições, conquistando prêmios importantes no Freio de Ouro e na Morfologia


Publicado em: 09/11/2020 às 13:50hs

GAP realiza seu primeiro leilão virtual da raça Crioula
Foto: Pampeana de São Pedro. Crédito JG Martin

Em um ano com muitos desafios, principalmente no enfrentamento de uma pandemia, a raça Crioula trouxe resultados positivos para a GAP São Pedro, situada em Uruguaiana (RS), e que na próxima segunda-feira, dia 9 de novembro, realiza o seu primeiro leilão virtual de equinos. Na oferta, 40 lotes cujo principal critério de seleção adotado é o equilíbrio entre as características morfológicas e funcionais. A batida do martelo é de responsabilidade da Trajano Silva Remates.

A administradora da cabanha, Márcia Linhares, afirma que a expectativa para o leilão é muito boa em razão das grandes conquistas alcançadas nas maiores competições da raça. Ela destaca o Freio de Prata conquistado pelo cavalo Fantástico de São Pedro e o Freio de Alpaca por Escorpião de São Pedro. Na Morfologia, ressalta a égua Jaboticaba da GAP São Pedro como terceira Melhor Fêmea da Expointer, o Jaguar da GAP São Pedro, que foi o quarto Melhor Macho da Expointer, assim como Jalisco da GAP São Pedro que foi premiado reservado campeão Cavalo Menor e a Jamaica como a  terceira Melhor Égua Menor. 

O grande destaque da oferta é a égua Pampeana do Retiro do Ouro, única tríplice coroada da raça que ainda vive. Conforme Márcia, trata-se de uma conquista muito importante e difícil. É uma égua que se destacou nas principais provas de função conquistando o quarto lugar no Freio de Ouro. Na Morfologia, na Expointer, foi reservada campeã Égua Menor e também grande campeã em várias exposições no interior. “A Pampeana também completou a Marcha de Resistência num total de 750 quilômetros, então é uma égua de grande destaque, doadora de embriões e mãe do Fantástico, reservado campeão potrilho na FICCC e Freio de Prata 2020”, observa.

A administradora da GAP destaca ainda as éguas de cria filhas do Pampa de São Pedro que foi bicampeão Freio de Ouro, terceiro Melhor Macho da Expointer e vem se consagrando como excelente avô materno. Márcia lembra, ainda, que estarão na oferta as filhas do Galo de Santa Edwiges, reservado Grande Campeão da Expointer e é o pai da atual Freio de Ouro.  “Ao todo são 16 éguas de cria, todas prenhas ou paridas dos nossos principais garanhões que são o  Fantástico, Charque Almirante,Yanca Intendente e Tormento, todos cavalos de genética consagrada em pista”, informa, salientando também a venda vertical de um embrião da terceira melhor fêmea da Expointer, a Jaboticaba, ou a barriga da sua mãe com o mesmo cruzamento.

O leilão virtual da GAP - Cavalo Crioulo 2020 ocorre a partir das 20h30min pelo Canal Terraviva. Na oferta, portanto, diferentes categorias, como mães comprovadas, embriões ou prenhez em venda vertical, éguas domadas e prontas para provas funcionais e morfológicas, potrancas e garanhões confirmados e domados, além de uma tropilha especial para montaria. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Trajano Silva Remates

◄ Leia outras notícias