Publicado em: 09/10/2025 às 12:30hs
As cidades de Lages (SC) e Alegrete (RS) recebem, entre os dias 9 e 11 de outubro, as próximas etapas das Exposições Passaportes de Primavera, seletivas do ciclo 2026 da raça Cavalo Crioulo. Cada etapa classificará oito animais – quatro machos e quatro fêmeas – que garantirão vaga na Grande Final da Morfologia, marcada para a Expointer 2026, em Esteio (RS).
Esta será a 5ª edição da seletiva em Lages, durante a programação da Expolages 2025, feira voltada ao agronegócio e empreendedorismo. Na última edição, 42 exemplares participaram da disputa no Parque de Exposições Conta Dinheiro, e a expectativa é de mais competidores neste ano.
De acordo com Dúnia Vedana, presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Serra Catarinense (NCCC), o evento se consolidou no calendário regional.
“A Passaporte de Primavera é sempre um momento muito aguardado pelos apaixonados pela raça Crioula. A cada ano, percebemos o nível técnico mais alto, reflexo do trabalho e do comprometimento dos criadores”, destaca.
No sudoeste gaúcho, a cidade de Alegrete recebe a Passaporte pela 6ª vez, integrando a programação da 83ª Expofeira Agropecuária, no Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles. A expectativa é de 60 animais inscritos para a seletiva.
Segundo Vladson Chaves, presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Alegrete (NCCCA), o evento reforça a tradição do município.
“Teremos muitos atrativos, contando com exposições de bovinos e ovinos, além de leilões importantes. As Passaportes de Primavera vieram para abrilhantar o interior do estado”, comemora.
Em Lages, os animais serão avaliados pelo jurado efetivo Mário Moglia Suñe, com o auxílio de Fernando Paiva Tavares. Já em Alegrete, a responsabilidade ficará com Cláudio Neto de Azevedo e Santiago Duglio Schiavo.
Além das etapas de Lages e Alegrete, outras seis Exposições Passaportes de Primavera estão programadas até dezembro de 2025. As cidades que receberão o circuito são:
As Passaportes de Lages e Alegrete são promovidas pelos respectivos núcleos locais, com apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Os eventos terão transmissão ao vivo pelo canal oficial da ABCCC no YouTube, ampliando o alcance da programação para criadores e apaixonados pela raça em todo o país.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias