Publicado em: 24/02/2014 às 09:00hs
O Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel, no município paulista de Avaré, foi o local escolhido para receber a primeira Morfologia Passaporte do ciclo 2014.
Em um evento que promete movimentar a região sudeste do Brasil, os organizadores do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Sem Fronteiras agregarão à programação uma prova de Rédeas, o que fortalece o objetivo de estimular o surgimento de novos criadores e admiradores da raça em diferentes territórios do país. A prova morfológica será o primeiro grande ensaio deste ano para a aguardada final morfológica na Expointer, a ser realizada no final de agosto em Esteio (RS).
A programação crioula foi inserida à 1ª Expo Nelore de Avaré, considerada uma grande feira da raça bovina na região. A ideia da união, segundo os crioulistas envolvidos na promoção do evento, é integrar o cavalo às principais mostras agropecuárias do país como forma de atrair a atenção de novos públicos. “Estarão em pista os melhores criadores de Nelore, Guzerá, Angus e Santa Gertrudes. Mostrá-los o Crioulo é fundamental para o fomento da raça”, defende o criador Edmond Fuhrat, que é um dos responsáveis pela realização da Passaporte.
Os criadores envolvidos com a organização do evento são unânimes em dizer que São Paulo está vivendo um momento positivo no fomento da raça, assim como aconteceu nas décadas de 80 e 90. Desde 2008 não ocorria uma Morfologia Passaporte no estado e a retomada da prova em território paulista é motivo de orgulho para os criadores de lá, além de, segundo eles próprios, resultar em uma facilidade para interessados que têm pretensões em obter animais e competir com eles, inclusive em nível de Expointer. Piegas é enfático ao destacar: “A raça Crioula novamente está ocupando um lugar de destaque em nosso estado, só que desta vez com muito mais qualidade e orientação técnica. Temos profissionais da ABCCC fazendo um excelente trabalho de assessoria em alguns de nossos criatórios”.
Em sintonia com esta percepção, Fahrat salienta que em todas as provas que têm sido realizadas em São Paulo há Crioulos. No entanto, os competidores são usuários do cavalos e não necessariamente criadores. “Precisamos de provas específicas para os nossos animais em conjunto com as provas regionais. Portanto, provas com a de Avaré são de suma importância. Unir estes dois perfis, usuários e criadores, é imprescindível para o desenvolvimento e o crescimento Crioulo”.
Fonte: 22b - Assessoria de Imprensa da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)
◄ Leia outras notícias