Publicado em: 27/03/2014 às 12:20hs
Entre os dias 2 e 6 de abril, mais de 100 cavalos participarão do concurso de marcha e morfologia e, pela popularidade na região, a raça, inclusive, tornou-se tema de concurso de redação entre alunos da quinta e nona séries de escolas municipais. Serão premiadas as cinco melhores redações em cada série, sendo que o primeiro colocado levará um tablet.
“Temos um apreço muito especial por essa exposição, que já nasceu grande, reunindo 90 animais em sua primeira edição. Seu público é bem diversificado e nossa participação será ainda mais envolvente”, garante o criador Edésio Drumond Abreu, ressaltando que o sucesso é esperado pelo empenho de toda diretoria do Núcleo dos Criadores do Cavalo Campolina - Grande BH, responsável pela organização, em especial, o presidente Renato Alves Freitas.
Em 2013, por exemplo, cerca de 100 baias foram preenchidas por 30 criadores, número que pode ser superado neste ano. Na programação comercial, destaque para o Leilão Campolina Fest 2014, que ocorre a partir das 14 horas, com organização do leiloeiro Marcos Livrão, substituindo o shopping de animais que ocorria até a edição passada. Em oferta, embriões, potros, potras, matrizes, castrados e garanhões que atendam desde plantéis renomados até usuários que precisem de bons animais para passeio ou serviço.
Esmeraldas é um refúgio à corrida rotina dos grandes centros urbanos e nela as cavalgadas são muito apreciadas. Comumente, quem monta em um Campolina acaba se tornando criador, tanto que o município reúne sozinho 20 criadores e mais de 400 animais, muitos dos quais premiados nas melhores exposições, como a Brasileira e a Nacional da raça. Considerando um raio de 50 quilômetros, este número passa dos 100 associados e 2 mil cavalos.
A pista será comandada pelos jurados Augusto Cansado Salles (morfologia) e Otto Rapolo Mol (Andamento).
Campolina em nova fase – Criadores estão unindo forças para agregar ainda mais funcionalidade ao Cavalo Campolina. O primeiro passo foi dado com a realização de uma Semana Nacional dos Criadores do Cavalo Campolina mais criteriosa e a promoção de cursos de atualização técnica para criadores e profissionais do setor. Os associados também passaram a receber visitas técnicas gratuitas e, a partir de outubro, quando começará o novo ano hípico da raça, morfologia e andamento passarão a ter o mesmo peso nos julgamentos. Com essa iniciativa, os criadores sinalizam diretamente ao mercado que moldam um cavalo completo no moderno Campolina. Ao contrário do que alguns possam imaginar, essa não é uma determinação e sim uma medida para atender ao consumidor final deste produto, ou melhor, o usuário, aquele que faz desse segmento um negócio bilionário. Atualmente, o Campolina é representado por 1.200 associados e movimenta em torno de R$ 30 milhões/ano em leilões e vendas privadas, dados que revelam quanto ainda tem para crescer.
SOBRE O LEILÃO CAMPOLINA FEST
Leiloeiro: Marcos Livrão
Telefone: (31) 9449-3918(31) 9449-3918 ou 9556-3919
Fonte: Pec Press® - Imprensa Agropecuária
◄ Leia outras notícias