Equídeos

Eventos do Mangalarga do Brasil surpreendem com números recordes

Com dois eventos simultâneos no país, ABCCRM comemora o resultado surpreendente que mostram o tamanho e a importância da raça


Publicado em: 12/05/2022 às 07:20hs

Eventos do Mangalarga do Brasil surpreendem com números recordes

O ano de 2022 começou com o pé direito para a raça Mangalarga do Brasil. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga (ABCCRM) começou o ano com uma agenda lotada de eventos em vários estados do Brasil. Todos com resultados de público e participantes surpreendentes.

Segundo o presidente da ABCCRM Eduardo Rabinovich, o sucesso dos eventos mostra o quanto a raça Mangalarga do Brasil é pujante. “Estamos começando o ano muito animados, a raça está muito forte, mercado muito ativo, a liquidez muito grande. Estamos muito felizes e este sucesso dos eventos mostra o quanto a raça está forte”, comemorou.

Parte deste sucesso dos eventos se dá ao apoio que a ABCCRM oferece aos núcleos. Atualmente, está em andamento um trabalho árduo de fomento e apoio aos núcleos da raça, instalados em todos os estados do país, visando assim, crescimento e desenvolvimento do cavalo Mangalarga.

Recentemente, a associação apoiou dois eventos simultâneos da raça: a 6ª Expovale, promovida pelo Núcleo Mangalarga do Vale do Paraíba /SP e a Copa Cobasi Ypê Amparo de Marcha e Função, organizada pelo Núcleo Mangalarga de Amparo.

“Foi um final de semana histórico, com recorde de público e participantes nos dois eventos, e isso mostra a força da raça”, frisa Rabinovich.

6ª Expovale

Realizada entre os dias 21 e 23 de abril, no Agrocentro, em Jacareí (SP), o evento recebeu mais de 170 animais em julgamento nas pistas e mais de 30 expositores, a maior exposição regional já realizada pelo Núcleo do Vale do Paraíba.

“Este resultado surpreendente mostra o crescimento ano a ano do julgamento dos nossos cavalos. Tivemos mais de 5 mil visualizações das nossas transmissões via internet, mostrando o quanto o Mangalarga do Brasil está sendo buscado nas redes sociais”, enfatizou Felipe Angelin, presidente do Núcleo Mangalarga do Vale do Paraíba.

Copa Cobasi Ypê Amparo

Na mesma data, o Núcleo Mangalarga de Amparo realizou a Copa Cobasi Ypê Amparo de Marcha e Função.

A etapa foi realizada no Hipocampo, na cidade de Amparo/SP e contou com Copa de Marcha de Equinos, Copa de Marcha de Muares, Mangalargada, Provas funcionais adulto e infantis e provas de Tambor e Baliza.

Segundo Rodrigo Berti de Melo, presidente do Núcleo, a etapa contou ainda com uma premiação expressiva de R$ 120 mil, distribuída entre as modalidades, além de troféus e faixas.

A etapa contabilizou 171 inscrições, sendo 78 animais para a Copa de Marcha, 46 mulas, 20 animais inscritos nas provas funcionais, 19 contra o cronômetro aberta e amador, 22 na prova de Três Tambores e 22 nas provas de Seis Balizas.

“O sucesso do nosso evento se deu em primeiro lugar pela força do nosso cavalo e momento indiscutivelmente incrível que a raça vive. Basta verificar que no mesmo final de semana tivemos dois grandes eventos com grande participação de criadores e expositores em ambos”, enfatiza Berti.

Para ele, o sucesso do evento se deu não apenas pelo incentivo da premiação, mas também está diretamente ligado à vontade dos criadores em mostrar a qualidade e momento de seus animais.

“A Associação com o pessoal da diretoria de exposição, do marketing e da secretaria geral são fundamentais para realização dos eventos, eles dão suporte, orientação e apoio, desde organização da Mangalargada com o envio do ‘trilheiro’, até indicação de cotações gerais, e continuam após os eventos nos fechamentos. Eu pessoalmente sou realmente grato ao apoio do pessoal da Associação” enfatizou.

Ainda de acordo com Rabinovich, a associação vem promovendo outras ações que também atuam no fomento da raça. “Estamos desenvolvendo uma série de ações com relação ao Mangalarga do Brasil para consolida-lo cada vez mais como o cavalo de sela do Brasil. Isso é bastante importante, cada vez mais trabalhar na divulgação, mostrando o alto nível técnico que nosso cavalo chegou. Temos que deixar claro que foi um final de semana histórico, com recorde de cavalos participantes, ótima audiência, público e engajamento”, finalizou o presidente.

Fonte: CAVALUS

◄ Leia outras notícias