Equídeos

Em equipe é sempre melhor

Mesmos objetivos e otimização de recursos financeiros, físicos e humanos. Com essas premissas, os gestores de órgãos federais trabalham e pensam em atividades conjuntas para as instituições públicas que atuam em Mato Grosso do Sul


Publicado em: 27/09/2013 às 12:50hs

Em equipe é sempre melhor

A iniciativa é uma demanda da Secretaria de Relações Institucionais que reuniu 22 órgãos do Governo Federal em 11 Estados com a missão de fazê-los trabalhar em equipe, sempre que possível.

Em MS, o Fórum de Gestores Federais realiza reuniões regulares, já feitas no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT/MS) e na Embrapa – Unidade Gado de Corte, disposto a estabelecer uma maior conexão entre as entidades. O grupo possui um ambiente interativo, de responsabilidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (http://gestoresms.ufms.br), e foca-se nos gargalos e sucessos das empresas.

O tema ‘Compras’ foi definido como delicado entre os dirigentes federais e a necessidade primordial de treinar funcionários e encontrar soluções viáveis para amenizá-lo. Os técnicos, indicados pelos gestores, atuam em duas frentes – registro de preços e capacitação. Encabeçada pelos profissionais do DNIT, Embrapa Gado de Corte, Ministério do Trabalho (MT) e Controladoria Geral da União (CGU), a primeira capacitação foi feita no Colégio Militar de Campo Grande-MS, com 40 representantes de instituições federais sobre “Contratos”. De acordo com Laís Hernandes (MT), a grande procura alavancou uma nova oficina, agora para 35 funcionários e na Unidade da Embrapa, com o mesmo enfoque, ministrado novamente por Rosemary Zucareli Inocêncio (CGU).

Os resultados positivos injetaram ânimo na equipe que prepara mais um treinamento para os empregados públicos. Os “Serviços Terceirizados” serão discutidos em uma próxima oficina e, conforme Laís, pregoeiros experientes reuniram-se para montá-la e na programação, adianta, padronização de editais e planilha de preços.

Durante essa segunda oficina de contratos administrativos e responsabilização, colaboradores de diversas instituições aprofundaram-se em controle de contratos, irregularidades, impropriedades, penalidades, fiscalização e pagamento. Uma nuvem de siglas federais esteve presente no miniauditório da Embrapa: IBGE, Embrapa, Infraero, Anvisa, SFA/MS, DPF, IFMS, SAMF/MS, Ibama, Anatel, DRF, Funai, DNIT, MDA, Marinha do Brasil e DRF/Ponta Porã-MS.

Fonte: Embrapa Gado de Corte

◄ Leia outras notícias