Equídeos

De coadjuvantes a protagonistas: Equipe de manutenção de pistas dá show de qualidade

De coadjuvantes a protagonistas: Equipe de manutenção de pistas dá show de qualidade no 34° Potro do Futuro e 7ª Copa dos Campeões ABQM


Publicado em: 14/10/2013 às 12:30hs

De coadjuvantes a protagonistas: Equipe de manutenção de pistas dá show de qualidade

Eles estão sempre a postos. Assim que termina cada bateria de todas as competições do 34° Potro do Futuro e 7ª Copa dos Campeões, eles saem em disparada para reparar a pista para os conjuntos seguintes. Essa é a rotina da equipe de manutenção de pistas durante todos os dias no Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP).

Cada vez mais esse grupo de trabalhadores tem passado de coadjuvante a protagonista nos eventos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). Na boca dos juízes e dos competidores os elogios à qualidade das pistas têm sido constantes. “Esse ano o trabalho deles tem sido excepcional. Durante todo o dia a pista permanece muito alinhada, o que é fundamental para que o cavalo possa demonstrar todo seu potencial”, salienta a juíza Fernanda Almeida Costa, que julga as prova de rédeas, considerada a mais técnica entre as disputadas, na qual a qualidade da pista influi muito no desempenho do competidor.

O superintendente geral da ABQM, Celso Minchillo afirma que os investimentos na estrutura do parque são constantes. “Investimos este ano mais de R$ 100 mil na aquisição de dois equipamentos de alta tecnologia para o reparo de pistas. E trouxemos um especialista dos Estados Unidos, responsável pela manutenção de pistas nas competições do Quarto de Milha realizadas por lá, para instruir nossa equipe”, conta Minchillo.

Dentre os que receberam o treinamento destacou-se o operador de trator Osmar Evangelista Júnior, o Skin, que já acumula 10 anos de experiência na função. Ele é um dos mais solicitados nas pistas de laço e velocidade, que necessitam de reparo constante. Evangelista irá passar cerca de três meses no Texas, sendo treinado pelo fabricante dos equipamentos. “O convite veio do próprio Jin Kiser, dono da empresa que fabrica o rastelo. Estou muito feliz com a oportunidade. Espero aprender muito para poder contribuir cada vez mais para o esporte”, diz Skin.

Sobre a ABQM – Fundada em 1969 a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) reúne hoje mais de 20 mil proprietários e criadores de cavalos da raça. O quarto de Milha é hoje a raça equina mais difundida no Brasil, com uma tropa de cerca de 400 mil animais registrados. No mundo, ele corresponde por 52% de toda a tropa equina. Considerado o ‘cavalo da família’ o Quarto de Milha se destaca pela sua versatilidade (participa de competições equestres em 19 categorias diferentes) e docilidade (nas competições participam crianças com idade a partir de 5 anos). O mercado de leilões do Quarto de Milha movimentou somente no ano passado R$ 163,2 milhões.

Fonte: TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

◄ Leia outras notícias