Equídeos

Como os cavalos pensam: especialista lança obra com metodologia baseada no vínculo afetivo para doma e treino do animal

Com o objetivo de promover a qualidade de vida dos cavalos, Darko Magalhães lança “O Algoritmo do Cavalo – um ensaio sobre comunicação interespécies” (2021), pelo NADA Studio Criativo


Publicado em: 23/06/2021 às 07:00hs

Como os cavalos pensam: especialista lança obra com metodologia baseada no vínculo afetivo para doma e treino do animal

“Aprender a trabalhar com cavalos, afinal, é um caminho que envolve uma grande capacidade de enamoramento e de disposição para afetar-se de alguma forma pelo outro. É desse pêndulo entre técnica e arte, estudo e vivência, entre um tom analítico e um tom confessional, que essa leitura pretende levar inspiração aos humanos e conforto aos cavalos.”

Sergio de Fiori, autor do prefácio e cavaleiro de adestramento

Em “O Algoritmo do Cavalo – um ensaio sobre comunicação interespécies” (2021), Darko Magalhães, especialista em domesticação e correção comportamental de cavalos, alia técnica à experiências pessoais para apresentar seu método genuíno e amoroso de doma e treinamento de cavalos. Lançada pelo NADA Studio Criativo, a obra, com 224 páginas, está disponível para venda via site do autor. O prefácio é do cavaleiro de adestramento Sergio de Fiori, com ilustrações de Tata de Fiori.

Fruto de 10 anos de experiência, “O Algoritmo do Cavalo” cruza histórias pessoais com técnicas do trabalho com cavalos, levando o leitor a conhecer um método organizado e coerente para treinar cavalos sem qualquer uso de violência. Sem perceber, o leitor encontra-se dialogando com o autor de maneira leve e divertida. De leitura fluida, sete histórias de cavalos se misturam com o desenvolvimento da evolução da espécie, aproximando o leitor do que o autor chama de "como os cavalos pensam". 

“De maneira indireta, meu objetivo é construir uma narrativa de vínculo afetivo com os animais, como realmente é minha vida com eles”, aponta o autor. “Espero transmitir, com a obra, uma maneira de se comunicar com cavalos, utilizando uma abordagem sutil e consciente através dos gestos e do controle do estado interno.”

O cavaleiro de adestramento Sergio de Fiori, que prefacia a obra, enxerga o livro como uma construção sobre dois alicerces: a técnica e a arte. “Aprender a trabalhar com cavalos, afinal, é um caminho que envolve uma grande capacidade de enamoramento e de disposição para afetar-se de alguma forma pelo outro. É desse pêndulo entre técnica e arte, estudo e vivência, entre um tom analítico e um tom confessional, que essa leitura pretende levar inspiração aos humanos e conforto aos cavalos”, escreve.

O livro, por fim, tem como objetivo central promover a qualidade de vida dos cavalos. “A abordagem que eu adotei é técnica, mas não pude deixar de dar minha visão pessoal e também de aprofundar muitas das passagens com as histórias dos cavalos com quem tive a oportunidade de trabalhar. Talvez a parte mais difícil deste livro tenha sido traçar paralelos, visão pessoal e um olhar profissional que beneficiava a troca e o aprendizado”, detalha Darko.

Para aqueles que desejam desenvolver suas habilidades, o “Algoritmo” ajudará a organizar um método de aplicabilidade dos exercícios que, geralmente, são realizados com cavalos no ramo do horsemanship. O livro também serve para aquele que está chegando agora neste universo, em busca de um trilho seguro.

Fonte: Assessoria de imprensa do NADA Studio Criativo

◄ Leia outras notícias