Publicado em: 02/06/2015 às 07:50hs
Com vitória dupla da cabanha Maufer, encerrou em alto nível a classificatória ao Freio de Ouro realizada entre os dias 29 e 31 de maio em Ponta Grossa, no Paraná. O criatório de Cruzeiro do Sul (RS) ficou com primeiro lugar em ambas as categorias, feito que ainda rendeu à Nei Eduardo Lima o troféu de Ginete Destaque.
Montando Faceira 1122 Maufer e Facón 1069 Maufer o ginete alcançou o primeiro lugar do pódio em uma prova muito disputada e acirrada. Também conquistaram a classificação as fêmeas Boneca da Anita, Belle Fiesta Gaucha e Descoberta da Bela Aliança, e ainda os machos Juazeiro da Bela Aliança, DKP Coiote e Quebra Vento do Purunã.
A prova ocorreu na pista do Centro Agropecuário Municipal e contou com o julgamento de João Francisco Silveira da Silveira, Lauro Varela Martins e Mario Moglia Suñe. A supervisão da prova esteve a cargo do técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Cláudio Neto de Azevedo.
Trabalho reconhecido
Na avaliação do jurado João Francisco Silveira, o sucesso da prova foi resultado de um somatório de pontos. “A estrutura é dez, o gado excelente e o Núcleo muito empenhado em trabalhar pela raça”, diz. Silveira ainda comentou que a prova teve conjuntos de muita força e habilidade que conseguiram mostrar o seu melhor.
Sobre os primeiros colocados, elogiou o trabalho de Lima. “Ele mostrou que conhece bem os seus animais e tem eles bem treinados. É um ginete que tem a habilidade de melhorar o próprio desempenho pois mostrou evolução durante a prova e com isso conseguiu o resultado”.
Essa evolução foi muito comemorada por Claudir Weiand, proprietário da cabana. “É um resultado que valoriza o nosso trabalho. Em uma disputa acirrada como essa, o primeiro lugar é muito gratificante”, diz Claudir, elogiando também o ginete. “O Nei acompanha esses animais desde o desmame e ainda faz a doma, isso faz dele conhecedor do quanto esses animais podem render”.
Com o troféu de Ginete Destaque em mãos, Nei Lima recordou todo o trabalho com Faceira e Facón. “Fazem três anos eu venho trabalhando com eles e acho que agora estão no melhor momento. Não tivemos um bom resultado no Bocal, eles não estavam na minha mão, e agora consegui ajustar o que não estava dando certo”, diz. Segundo ele, ambos amadureceram desde a última apresentação em pista e até a final do Freio podem crescer ainda mais. “O cavalo tem uma explosão incrível e a égua um temperamento excelente. Vamos seguir trabalhando e até com certeza vamos evoluir”.
O circuito do Freio de Ouro conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson, Vivo e Banrisul além do apoio de Supra. A próxima etapa classificatória acontece em Santo Ângelo (RS) entre os dias 3 e 7 de junho.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)
◄ Leia outras notícias