Equídeos

Cavalo Árabe Brilha na Expointer 2024 com Recorde de Público e Negócios

Raça encantou os visitantes da maior feira agropecuária da América Latina e impulsionou o mercado equino com movimentação econômica significativa


Publicado em: 11/09/2024 às 09:00hs

Cavalo Árabe Brilha na Expointer 2024 com Recorde de Público e Negócios

O Cavalo Árabe destacou-se como um dos principais protagonistas da Expointer 2024, que ocorreu de 24 a 31 de agosto no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS. O evento, reconhecido como a maior feira agropecuária da América Latina, viu uma afluência recorde de público e uma movimentação econômica significativa, refletindo o crescente prestígio da raça.

Luis Fernando Tarragô, presidente da Associação Gaúcha do Cavalo Árabe (AGCA), confirmou que a arena de provas esteve cheia todos os dias, com a audiência atraída não apenas pelos visitantes presenciais, mas também pelos espectadores online, que acompanharam as competições ao vivo pelo canal da AGCA no YouTube. Estima-se que cerca de 2.000 pessoas tenham assistido às provas.

"Nesta edição, alcançamos um recorde de inscrições, com um aumento de 20% em relação ao ano anterior. O Cavalo Árabe também gerou um considerável impacto econômico, movimentando aproximadamente R$ 500.000,00 durante a feira", revelou Tarragô.

Qualidade das Provas e Novos Apreciadores da Raça

O evento foi palco da 4ª etapa e da Grande Final do Campeonato Domados do Pampa, promovido com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA). As provas incluíram sete modalidades: Cinco Tambores, Seis Balizas, Rédea Campeira, Maneabilidade, Rédea Nacional Espelhada, Três Tambores e Prova Combinada.

"As provas foram um sucesso absoluto! Os conjuntos em pista mostraram excelente qualidade, preparo e dedicação. As disputas foram intensas, com a definição dos campeões ocorrendo somente na última prova", destacou Tarragô.

Além dos competidores experientes, a Expointer 2024 viu a inclusão de novos cavaleiros, principalmente da Serra Gaúcha, com 10 novos conjuntos fazendo sua estreia nas provas. "Foi um prazer ver novos talentos se juntando à nossa competição", acrescentou o presidente da AGCA.

Destaques e Reconhecimentos

Os principais destaques da raça na feira foram os campeonatos de Morfologia, com dois exemplares Puro Sangue Árabe do Haras Jacovas, de Osório/RS, recebendo os títulos de Grandes Campeões Cavalo e Égua: Iraque LA e FHJ Brianna, respectivamente. Ambos também participaram das provas funcionais, demonstrando a versatilidade da raça. "Agradecemos a todos que acreditam em nosso trabalho e nos apoiaram", declarou Raquel Schmitz Jacovas.

O Haras Jacovas foi agraciado com o Troféu Farsul Banrisul 2024, uma premiação que reconhece as cabanhas com maior destaque em seus respectivos julgamentos. "Esse prêmio reforça a presença e a importância da raça Puro Sangue Árabe na Expointer 2024", afirmou Tarragô.

Outro sucesso do evento foi a prova de Morfologia Funcional, que encantou o público. O juiz Jenor Jarros Neto selecionou os melhores exemplares montados da raça Árabes apresentados na exposição. A prova de Liberdade também foi um sucesso, exibindo a beleza, graça, habilidade e docilidade dos Cavalos Árabes.

A primeira edição do Grande Prêmio ABCCA, realizada nas provas de Três Tambores e Seis Balizas, foi um importante incentivo para a raça no sul do Brasil. "Todos os participantes mostraram grande dedicação e esforço para alcançar as melhores posições. Foi um dos grandes sucessos desta edição", concluiu Tarragô.

Para mais detalhes sobre as provas do Cavalo Árabe no sul do Brasil, acompanhe a AGCA nas redes sociais pelo perfil @agcavaloárabe e a ABCCA em @abcccarabe.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias