Equídeos

Campereada é decidida por um segundo de diferença

Trio de Júlio de Castilhos venceu a competição e confirmou a tradição de formação de campeões no município


Publicado em: 05/09/2014 às 15:20hs

Campereada é decidida por um segundo de diferença

Mais uma vez a tradição falou mais alto na Final Nacional da Campereada, realizada na tarde desta quarta-feira no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), durante a Expointer. O trio de Júlio de Castilhos (RS) Telmo Peixoto, montando Epopéia Tarumã, Fernando Horst, com Hermosura Tarumã, e Luiz Antero Peixoto, que montou Estampa Taruma, confirmaram que o município gaúcho revela campeões da modalidade. Mas o título foi decidido pela diferença de um segundo entre o primeiro e segundo trio.

Enquanto os competidores de Júlio de Castilhos fecharam a prova em um minuto e 55 segundos, os representantes de Palmares do Sul (RS) terminaram com um minuto e 56 segundos. Luiz Antero Peixoto, juntamente com o irmão, Telmo, se sagrou campeão da prova pela quarta vez. Destacou a paridade entre os competidores, o que valorizou ainda mais o título conquistado em pista. "A prova foi decidida no detalhe. Se formos olhar o tempo ficou com uma diferença de um a dois segundos entre os primeiros colocados. Procuramos vir todos os anos, é uma prova que a gente gosta e se sagrando campeão é melhor ainda", salienta.

Para Felipe Scherer, que foi jurado da Campereada juntamente com Galeno Barros, a evolução dos competidores ano a ano tem tornado a disputa cada vez mais acirrada. O gado também foi um diferencial na pista. "Foi uma prova muito disputada, com um nível bom dos competidores. Além disso, o gado de alta qualidade ocasionou uma boa competição. Os tempos foram parecidos, o título foi decidido em segundos", explica.

A evolução do nível dos competidores foi salientada também pelo coordenador da Subcomissão de Campereada da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Luizantero Pimenta Peixoto. Conforme ele, os trios estão se dedicando nas etapas eliminatórias e isso tem elevado a disputa. "O nível foi muito bom. Vários trios fizeram os melhores tempos das últimas edições. Isso se deve a melhora dos trios em pista, além do gado que foi nota dez", observa.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)

◄ Leia outras notícias