Publicado em: 15/07/2015 às 14:30hs
Quem ainda quer participar da final do Freio de Ouro tem a última chance neste próximo final de semana na Capital Federal. O Parque de Exposições da Granja do Torto, em Brasília (DF), será o palco da décima segunda e última classificatória para a principal modalidade de seleção do cavalo Crioulo e pode garantir mais oito conjuntos classificados para a grande final que ocorre no dia 30 de agosto, durante a Expointer, em Esteio (RS).
Para o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), José Luiz Laitano, Brasília vem se destacando no cenário do Freio de Ouro, tanto que a seletiva aberta - onde qualquer conjunto pode disputar sem pontuação mínima em uma credenciadora - é uma prova da evolução da raça na região central. "Brasília vem amadurecendo com esta classificatória que ocorre há tempos e no mesmo lugar e que vem acompanhando este crescimento do cavalo Crioulo", observa.
O Distrito Federal conta com um plantel de 2,1 mil cavalos Crioulos segundo os registros da ABCCC do final de 2014. O crescimento em relação à 2013 foi de 12,3%, acompanhando o percentual de evolução do Centro-Oeste, região do país que teve a maior alta percentual no período. "É uma região que já tem uma sustentabilidade e não podemos dizer que é apenas uma região de fomento, pois já é uma realidade na criação e também no número de usuários", completa Laitano.
A tarefa de avaliar o desempenho dos candidatos estará a cargo do trio de jurados Carlos Loureiro de Souza, Eduardo Móglia Suñe e Fábio Muricy Camargo. Já o supervisor credenciado à ABCCC, Luciano Correa Passos, ficará com o acompanhamento técnico do evento. A programação de Brasília também comtempla o fim do ciclo de mostras Passaporte, com a última seletiva marcada para os dias 15 e 16. O julgamento, organizado pela Associação de Criadores de Cavalos Crioulos do Distrito Federal, contará com a avaliação do jurado Carlos Loureiro de Souza. O circuito do Freio de Ouro conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson, Vivo e Banrisul, além do apoio da Supra.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)
◄ Leia outras notícias