Equídeos

43ª Expo Nacional: ABCCRM lança campanha Mangalarga do Brasil

Ação chega para atender um antigo anseio da comunidade mangalarguista e colocar em evidência a dimensão e presença nacional do cavalo Mangalarga


Publicado em: 21/10/2021 às 15:00hs

43ª Expo Nacional: ABCCRM lança campanha Mangalarga do Brasil

A 43ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga será palco, na noite de 22 de outubro, do lançamento oficial da campanha Mangalarga do Brasil. Idealizada pela Diretoria Executiva da ABCCRM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga), a ação incluirá a apresentação da nova designação da raça e da nova identidade visual da entidade, assim como seu reposicionamento dentro do setor equestre brasileiro, tendo como objetivo estabelecer as bases para o crescimento da raça ao longo das próximas décadas. 

Segundo o Presidente da ABCCRM, Eduardo Rabinovich, o cavalo Mangalarga evoluiu muito nos últimos anos em termos zootécnicos mas ainda precisa superar algumas barreiras de marketing e informação para potencializar sua expansão em todo o país e alcançar um público novo composto principalmente por usuários e pequenos criadores. 

“Os animais da raça alcançaram um nível realmente muito alto. Hoje o nosso cavalo apresenta uma marcha incrível, além de estar muito bonito e exibir muita funcionalidade. Essa campanha vem justamente para apresentar ao público todas essas características, que, aliás, podem agregar muita qualidade tanto para a prática de atividades de lazer, como as cavalgadas e raids equestres, quanto para a prática de modalidades esportivas, como as provas de maneabilidade, o hipismo rural e o enduro de regularidade.” 

Rabinovich destaca ainda que a campanha tem também o objetivo de ressaltar o caráter nacional da raça. “O Mangalarga é um cavalo de origem legitimamente brasileira. Ele surgiu inicialmente na região da divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. Depois se fortaleceu e foi moldado em terras paulistas, especialmente na região nordeste do estado, o que levou à fundação da ABCCRM na cidade de São Paulo em 1934. Desde então, a raça se espalhou pelo Brasil, com criadores do Pará ao Rio Grande do Sul e do Acre à Bahia. Entretanto, ela ficou ao longo dos anos muito associada a São Paulo, ficando conhecida popularmente como Mangalarga Paulista. Agora nós entendemos que é hora de mostrar que esta é realmente uma raça de caráter nacional e não só paulista, capaz de acolher a todos e de atender às necessidades dos apaixonados por cavalos de todas as regiões do país.”  

Aguardada expansão 

Por sua vez, a Diretora de Marketing da ABCCRM Renata Sari explica que esta era uma expansão que vinha sendo ansiada há bastante tempo pela comunidade mangalarguista. “Já não cabia mais em uma raça tão completa e tão brasileira um pseudônimo regional. A raça pedia mais, os criadores necessitavam de mais. A raça, forjada em SP, havia ganhado mundo. Para o cavalo de sela brasileiro, ser do Brasil já era o esperado. A raça estava pronta e os anseios apenas aumentavam. Trazer a campanha no ano de 2021 foi sedimentar o que já havia se iniciado na gestão passada, dando continuidade ao tão esperado momento de dar ao Mangalarga o reconhecimento que ele merece.” 

A dirigente mangalarguista, que vem trabalhando intensamente no projeto ao lado do também Diretor de Marketing Youssef Haddad, ressalta ainda que o difícil momento vivido pelo país e pelo mundo em decorrência da pandemia de covid-19 foi fundamental para a concretização do projeto. “Este foi um ano de pandemia, um ano difícil, mas um ano que uniu ainda mais os distantes pelas mídias, pelas redes sociais e pelas dores e vitórias de um momento mundialmente difícil. Entregar aos criadores o sobrenome do Brasil foi realizar um sonho merecido e antigo e fazer isso em 2021 foi importante para acalentar o coração de todos os brasileiros, mostrando que por mais difícil que esteja o mundo, sonhar ainda é o pilar para as grandes realizações. Para o cavalo de sela brasileiro, raça pronta, completa e tão perfeita, ser do Brasil é a lógica, ser de cada brasileiro a vitória.”  

Já o Presidente da ABCCRM lembra que a ideia da campanha surgiu de forma espontânea entre os próprios associados e foi logo abraçada pela Diretoria Executiva, em especial pela Diretoria de Marketing da Associação. “Nós queremos que as pessoas vejam que o Mangalarga é um animal acessível que pode proporcionar uma ótima experiência de montaria e lazer para toda a família. Afinal, trata-se de um animal extremamente dócil e dono de uma marcha confortável e segura, indicada para cavaleiros e amazonas de todas as idades.” 

Marcada para acontecer no Centro Hípico de Tatuí, no período de 21 a 31 de outubro, a 43ª Expo Nacional contará com uma diversificada programação, com provas funcionais e disputas sociais, além dos concorridos julgamentos de marcha e morfologia que elegerão os Grandes Campeões Nacionais de 2021. Por conta da pandemia de covid-19, o evento será restrito a associados da ABCCRM e seguirá uma série de protocolos sanitários para garantir a segurança de todos. 

Para obter mais informações sobre a 43ª Nacional Mangalarga, acesse o portal www.cavalomangalarga.com.br ou acompanhe as páginas oficiais da raça no Facebook e Instagram.    

Fonte: Assessoria de Imprensa 43ª Expo Nacional Mangalarga

◄ Leia outras notícias