Equídeos

40ª Exposição Internacional do Cavalo Lusitano será palco de Concurso de Adestramento Nacional

Competição estará entre os destaques da programação da principal mostra da raça Lusitana nas Américas


Publicado em: 04/05/2022 às 14:00hs

40ª Exposição Internacional do Cavalo Lusitano será palco de Concurso de Adestramento Nacional

A 40ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano, marcada para acontecer no período de 18 a 22 de maio, na Sociedade Hípica Paulista (SHP), em São Paulo (SP), irá reunir os melhores conjuntos do Adestramento brasileiro para a disputa de duas aguardadas competições: o Concurso de Adestramento Nacional (CAN) e a Copa ABPSL (Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano). 

As provas da modalidade olímpica, que contam com a organização e parceria da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e da Federação Paulista de Hipismo (FPH), estão previstas para acontecer ao longo da quinta-feira 19 de maio e da sexta-feira 20 de maio, sob o comando do trio de juízes internacionais formado por Ingrid Everett (Argentina), Christine Prip (Dinamarca) e pelo coronel Marcio Camargo (Brasil), a quem também caberá a tarefa de presidir o júri de campo da competição. 

Segundo os organizadores, o CAN terá ainda caráter observatório dentro do processo de formação da equipe brasileira para os Jogos Sul-Americanos 2022, cujas disputas acontecerão na cidade de Assunção (Paraguai), entre os dias 1º e 15 de outubro, com realização da Odesur (Organização Desportiva Sul-Americana). 

Referência internacional 

Segundo Ismael Gonçalves da Silva, Presidente da ABPSL, a raça é hoje uma referência no Adestramento tanto no cenário nacional como no mundial. “O Lusitano esteve presente nas cinco últimas edições dos Jogos Olímpicos. Em Tóquio, por exemplo, a raça marcou presença com seis animais em pista e quatro na reserva, representando quatro diferentes países: Brasil, Portugal, México e França. Já nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, três dos animais que integravam a equipe brasileira medalhista de bronze eram Lusitanos.”  

Os resultados em território nacional, por sua vez, também têm sido muito expressivos. Durante a mais recente edição do Campeonato Brasileiro de Adestramento, realizada na Sociedade Hípica Paulista (SHP), em novembro do ano passado, a raça conquistou 13 dos 23 títulos em disputa. 

“Diante desse cenário, nada mais natural que darmos um espaço nobre para essa modalidade dentro da nossa maior festa e procurarmos incentivar os cavaleiros que têm se dedicado para levar o nome da raça, assim como o do Brasil, a uma posição de destaque no cenário hípico nacional e internacional”, ressalta Ismael Gonçalves, explicando ainda que o sucesso nas pistas tem se refletido de maneira positiva no mercado da raça. 

“Hoje, o criatório brasileiro é uma referência internacional, tanto por sua qualidade genética como por sua aptidão para o Adestramento. Nos últimos anos, tivemos um número expressivo de exportações e a demanda continua elevada. Aliás, a procura tem sido tão grande que está difícil encontrar no mercado animais prontos para as competições”, explica o dirigente da ABPSL. 

A Sociedade Hípica Paulista está localizada na rua Quintana, nº 206, no bairro do Brooklin, na zona sul da capital paulista. Para obter mais informações sobre a 40ª Exposição Internacional, siga as páginas da ABPSL no Instagram e no Facebook ou acesse o portal oficial www.associacaolusitano.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa 40ª Expo Internacional do Cavalo Lusitano

◄ Leia outras notícias