Publicado em: 24/09/2014 às 08:30hs
O primeiro fim de semana de atividades da 36ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga levou um expressivo público ao Parque Fernando Costa, em Franca (SP). Entre os presentes estavam criadores de equinos, apaixonados por cavalos e moradores da cidade anfitriã, que puderam conferir de perto toda beleza e versatilidade dos exemplares desta raça genuinamente brasileira.
A abertura oficial do evento ocorreu no fim da tarde da sexta-feira (19 de setembro), com o tradicional desfile de bandeiras dos criatórios participantes. A comitiva entrou em pista sob a liderança do presidente Mário Barbosa, que portava o estandarte da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), e do criador Renato Diniz Junqueira, que exibia a bandeira alusiva ao octogésimo aniversário da entidade.
Após desfilarem pela pista, os conjuntos participantes se perfilaram para a execução do hino nacional. Na sequência, o Diretor de Exposição da ABCCRM, Paulo Della Torre, abriu a solenidade de abertura oficial do evento com um discurso em que destacou a importância desta Nacional para a raça Mangalarga. Logo depois, o presidente Mário Barbosa ressaltou o êxito do evento, destacando o número recorde de animais inscritos e a rica programação preparada para celebrar os 80 anos da ABCCRM. Por fim, o prefeito de Franca Alexandre Ferreira lembrou o sucesso da parceria estabelecida entre a cidade e a raça Mangalarga, assim como o intento de prorrogar a mesma por mais cinco anos.
Programação Movimentada
A programação social dos primeiros três dias de exposição foi muito movimentada. Na noite de sexta (19), o “Happy Hour Mangalarga” ofereceu um agradável momento de confraternização, que incluiu uma mostra de fotos equestres da criadora Guta Alonso e o lançamento do livro “J.O. – No caminho das pedras”. Já na noite do sábado (20) ocorreu uma concorrida palestra sobre ferrageamento de equinos, ministrada pelo médico veterinário Edison Pagoto e prestigiada por estudantes universitários, profissionais da área equestre e criadores da raça Mangalarga.
Em pista, os julgamentos do final de semana de abertura da Nacional se concentraram nas categorias dedicadas aos potros e potrancas. Com a participação de exemplares de expressiva qualidade, as disputas foram muito acirradas, comprovando a evolução zootécnica e funcional da nova geração do Cavalo de Sela Brasileiro.
Promovida pela ABCCRM, a 36ª Exposição Nacional prossegue até o próximo sábado (27). Segundo a organização, 600 animais participam das atividades do evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Franca e com os patrocínios de Budweiser, Mitsubishi Motors, Royal Horse, Senar, Tower Hotel e Unimed Franca. Para mais informações, visite o endereço eletrônico www.cavalomangalarga.com.br/nacional. Já para acompanhar em tempo real os julgamentos acesse o portal www.zonarural.tv.
Fonte: Assessoria de Imprensa ABCCRMangalarga
◄ Leia outras notícias