Caprinos e Ovinos

verminose em caprinos e ovinos

Produtores rurais do município de Tauá (CE) receberão, entre os dias 4 a 7 de novembro, um kit para auxiliar o controle de verminoses em caprinos e ovinos


Publicado em: 05/11/2014 às 15:10hs

verminose em caprinos e ovinos

Produtores rurais do município de Tauá (CE) receberão, entre os dias 4 a 7 de novembro, um kit para auxiliar o controle de verminoses em caprinos e ovinos. Um total de 200 exemplares do kit, que contém instrumentos como pistola para aplicação de vermífugos e cartão Famacha (que ajuda o produtores a examinar a mucosa ocular dos animais e identificar quais realmente necessitam de vermifugação), será distribuído pela equipe da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) aos produtores, em quatro dias de campo promovidos pelo programa Rota do Cordeiro. Durante estes quatro dias, os mesmos produtores também terão noções sobre avaliação de animais reprodutores e suplementação alimentar.


A distribuição dos kits é uma ação do programa para efetivar medidas de controle integrado da verminose nos rebanhos de Tauá, município que tem um dos maiores efetivos de caprinos e ovinos no Nordeste brasileiro. Os produtores receberão orientações dos técnicos da Rota do Cordeiro para aplicação correta dos medicamentos contra verminose e sobre o uso do Famacha, que permite ao proprietário dos animais selecionar quais os que devem ser vermifugados, evitando a aplicação indiscriminada dos medicamentos, prática incorreta que pode criar resistência dos vermes aos remédios utilizados.

Outra vantagem do método Famacha é indicar ao produtor rural a necessidade de descartar animais que receberem mais vermifugações a cada semestre, mantendo em seu rebanho aqueles que são mais resistentes. O objetivo da Embrapa é observar, com a disseminação do kit e suas orientações, a redução da incidência da verminose nos rebanhos de pequenos ruminantes, um problema que traz grande perdas na produtividade, por trazer consequências como a redução do consumo de alimentos, diminuição do número de crias e perdas na produção de leite e carne, além de trazer aos produtores despesas adicionais com mão de obra, aquisição de vermífugos e mortalidade de animais.

Os produtores beneficiados pelo programa Rota do Cordeiro também terão noções sobre avaliação genética de reprodutores e matrizes e também sobre suplementação alimentar, temas demandados pelos próprios agricultores. O primeiro dia de campo acontece nesta terça-feira (4) no distrito de Marrecas. Na sequência, a equipe da Embrapa e de técnicos da Rota do Cordeiro estarão em propriedades rurais da sede do município (dia 5), no distrito de Carrapateiras (dia 6) e no distrito de Trici (dia 7), sempre no horário de 7h30 às 11h30.

Rota do Cordeiro

O programa Rota do Cordeiro é um dos componentes das Rotas de Integração Nacional do Ministério da Integração Nacional e é desenvolvido em parceria do Ministério, Embrapa e Codevasf, além de parceiros locais – no caso do Ceará, Governo do Estado e Prefeitura de Tauá. O programa tem como objetivo profissionalizar as cadeias produtivas da ovinocultura e caprinocultura no semiárido brasileiro, colaborando para o desenvolvimento de regiões que são produtoras tradicionais, mas que ainda apresentam baixos indicadores socioeconômicos.

O programa trabalha para regularização e padronização da oferta de produtos das duas cadeias, com ampliação da produtividade e promoção do consumo, além de outras questões técnicas, como as melhorias da nutrição, sanidade e padrão genético dos rebanhos. A Rota do Cordeiro já atua no Ceará, Piauí e norte de Minas Gerais.

Fonte: Embrapa Caprinos e Ovinos

◄ Leia outras notícias