Caprinos e Ovinos

Projeto regional impulsiona cadeia de ovinos e caprinos no Extremo Oeste de SC

Iniciativa visa qualificação, organização e aumento da produtividade da ovinocaprinocultura catarinense


Publicado em: 03/02/2026 às 10:00hs

Projeto regional impulsiona cadeia de ovinos e caprinos no Extremo Oeste de SC
Parceria entre Sebrae, Faesc/Senar e Governo de SC marca lançamento do projeto

O lançamento do Projeto Ovinocaprinocultura Regional Extremo Oeste reuniu produtores rurais e lideranças regionais na última terça-feira (27), na Fazenda Dois Irmãos, em Dionísio Cerqueira. A iniciativa é uma parceria entre o Sebrae/SC, o Sistema Faesc/Senar/Sindicatos e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC, com o objetivo de promover a organização, qualificação e expansão da ovinocaprinocultura catarinense.

O evento contou com a presença de autoridades e representantes do setor agropecuário, incluindo o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Antônio Marcos Pagani de Souza; o diretor técnico do Sebrae/SC, Fábio Zanuzzi; o secretário adjunto da Agricultura de SC, Ademir Dalla Corte; e gestores regionais do Sebrae/SC e Senar/SC. Também participaram prefeitos, representantes de associações regionais e consultores técnicos ligados à cadeia produtiva de ovinos e caprinos.

Eixos de atuação do projeto visam qualificação e fortalecimento da cadeia

Durante o lançamento, foram apresentados os objetivos e eixos de atuação do projeto, que incluem:

  • Qualificação técnica dos produtores
  • Melhoria da gestão das propriedades
  • Fortalecimento do melhoramento genético e da sanidade animal
  • Aumento da produtividade e acesso ao mercado

O projeto considera as demandas específicas do Extremo Oeste de SC, respeitando o potencial produtivo e as particularidades locais, e integra ações do Governo do Estado com foco na organização da cadeia produtiva.

Segundo o consultor técnico Paulo Gregianin, o projeto já atende diretamente municípios como Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, São José do Cedro, Anchieta, Guaraciaba e Princesa, beneficiando cerca de 90 produtores. Aliado às ações de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar, o projeto promove boas práticas de produção, gestão, sanidade e melhoramento genético, gerando impactos positivos em toda a região.

Avanços para o agro catarinense

Para Antônio Marcos Pagani de Souza, vice-presidente do Sebrae/SC e da Faesc, o lançamento representa um avanço estratégico para o agro catarinense. "A parceria entre Sebrae/SC, Senar e demais entidades amplia oportunidades de renda no campo, fortalecendo a produção de ovinos com assistência técnica, organização e visão de mercado", destacou.

Importância da organização e integração entre produtores

O produtor rural anfitrião, Luiz Antônio Dal Magro, com quase 30 anos de experiência na pecuária, enfatizou a importância do projeto para estruturar a cadeia produtiva. Segundo ele, apesar do interesse histórico pela criação de ovinos, faltava organização e integração entre os elos da cadeia, algo que a parceria Sebrae/SC, Senar e ATeG agora busca consolidar.

José Zeferino Pedrozo, presidente do Sistema Faesc/Senar, reforçou que a iniciativa está alinhada ao compromisso com o desenvolvimento sustentável do meio rural. "A ovinocaprinocultura representa uma alternativa de diversificação e geração de renda para os produtores do Extremo Oeste. Queremos garantir assistência técnica, gestão eficiente e organização da cadeia produtiva", afirmou.

Pedrozo ainda ressaltou que Santa Catarina já é referência em genética de ovinos e caprinos e há expectativa de que o Estado se consolide como um polo nacional na criação dessas espécies nos próximos anos.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias
/* */ --