Caprinos e Ovinos

Programa Pró Ovinos pretende disseminar técnicas de criação em MS

o Programa Pró Ovinos,com objetivo de incentivar a produtividade do setor como atividade sustentável


Publicado em: 25/01/2012 às 09:30hs

Programa Pró Ovinos pretende disseminar técnicas de criação em MS

O crescente mercado em expansão no Brasil e exterior, a relaçãocusto-benefício, acrescidos à qualidade da carne, principalmente à aptidãonatural do clima e solo, tornam-se responsáveis pelo crescimento e interessedos produtores em Mato Grosso do Sul pela ovinocultura. Sendo assim, o ServiçoNacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS cria em 2012, o Programa Pró Ovinos,com objetivo de incentivar a produtividade do setor como atividade sustentável.

Atualmente, o Estado possui o oitavo maior rebanho ovino brasileiro com cerca de 700 mil cabeças, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia eEstatística – IBGE. “Temos qualidade, mão-de-obra e oportunidades de trabalho.Precisamos orientar os produtores e interessados para que aproveitem o momentoe as ferramentas que possuímos.”, explica Clodoaldo Martins.

A gestora do Programa Pró-Ovinos, Mariana Gilberti Urt, que também é umadas palestrantes, explica que é preciso que o produtor se organize,aprenda a preparar um calendário de ações para conseguir maior rentabilidade. “Nos seismunicípios que iremos percorrer, irei ensinar como preparar o calendário doovinocultor. Com ele, é possível negociar melhores preços, comprar insumos maisbaratos, enfim, fazer uma boa gestão”, afirma Mariana Urt.

“Queremos expandir o mercado, levar informação aos produtores e mostrarque é possível fazer uma boa gestão. O mais importante também é conscientizá-lode que não é precisoabrir mão do gado, ele pode ser desenvolvido de forma integrada com agriculturaou com a pecuária. Uma oportunidade para quem busca incrementar a renda no campo”, completa o superintendente do Senar/MS.

O Programa - O Programa pretende disseminar técnicas de criação, por meio depalestras, mesas redondas e painéis voltados para o produtor rural, acadêmicosenvolvidos com o segmento agropecuário, empresários e profissionais do setor, einteressados na área. A previsão é de atender 750 produtores em seis municípiosde MS, além de promover o incremento na produção de cordeiros de corte dequalidade.

Ao todo, serão ministradas 30 palestras técnicas com atemática da Criação Sustentável nas cidades de Sidrolândia, Anastácio,Dourados, Coxim, São Gabriel do Oeste e Campo Grande. Aproveitando o encerramentodas palestras, que será na Capital, será realizado o 1º EncontroSul-mato-grossense da Ovinocultura, previsto para o segundo semestre de 2012,no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul -Famasul.

O Pro Ovinos é realizado pelo Senar/MS e Famasul em parceria comsindicatos rurais do Estado, Banco do Brasil e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Empresa Brasileira de PesquisaAgropecuária Gado de Corte – Embrapa CNPGC, e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção da Indústria, do Comércio e do Turismo –Seprotur. A primeira cidade a receber a palestra será Sidrolândia (MS), no dia31 de janeiro, das 7h30 às 16h30, no Parque de Exposições Waldomiro JoãoComparim.

Fonte: Senar MS

◄ Leia outras notícias