Caprinos e Ovinos

Ovinocultura precisa de mão de obra qualificada para crescer

Com rebanho próximo a 500 mil cabeças, Mato Grosso do Sul ocupa o 8° lugar na produção de ovinos do País, segundo dados do Instituto Brasileiro de geografia e Estatística – IBGE


Publicado em: 22/08/2014 às 10:00hs

Ovinocultura precisa de mão de obra qualificada para crescer

 O setor, em franca expansão no Estado, tem na falta de mão de obra qualificada, seu maior problema para acelerar ainda mais o crescimento e melhorar sua posição no ranking de produção ovina nacional.

O tema será abordado durante a palestra “Criação de Ovinos”, no próximo dia 22, às 19h30, na Feira do Empreendedor, na sala 1 do Centro de Convenções Albano Franco. O instrutor do SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS e palestrante, Jorge Mezzaroba, considera o Estado ideal para a criação de ovelhas, diante do bom pasto e da facilidade de acesso ao suprimento para o animal. “Para exercer a atividade, não são necessários grandes investimentos, já que em geral o produtor divide o pasto do gado com as ovelhas, além da grande produção de grãos e do bom clima. De modo geral, a região é ideal para a criação de ovinos”, garante.

Entretanto, o palestrante ressalta a dificuldade de expandir o setor, diante do déficit de pessoas qualificadas para o manejo do animal. “O SENAR já realiza esse trabalho de qualificação para atuar no setor. Não há como investir na ovinocultura sem o manejo técnico adequado e vamos demonstrar isso na palestra, além de orientar sobre criação e comercialização”, destaca Mezzaroba.

O palestrante avalia a Feira do Empreendedor como uma oportunidade para produtores e interessados em investir na área, conhecerem as oportunidades do agronegócio, com suporte de profissionais. “Eventos como este proporcionam a visão comercial da ovinocultura aos produtores e demonstra o quanto o segmento é promissor”, avalia.

O Sistema FAMASUL realiza também na Feira do Empreendedor as palestras: Cultivo de Seringueiras – Como a borracha natural se tornou uma ótima opção (22), Modelo de Negócios na atividade leiteira (22), Cultivo de Eucalipto como diversificação (23) e Cultivo de Orquídeas – Espécies e Tratos (24).

A Feira do Empreendedor chega a sua 6° edição em 2014, realizada pelo Sebrae/MS em parceria com o Sistema FAMASUL, Sistema Fecomércio e Sistema Fiems, entre outras entidades. O evento é grauito e acontece de 21 a 24 de agosto, das 14h às 22h. As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo www.feiradoempreendedorms.com.br, onde também é possível conhecer a programação completa do evento. Mais informações pelo 0800 570 0800.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

◄ Leia outras notícias