Caprinos e Ovinos

Expectativa positiva para a Fenovinos movimenta todo o setor

Evento ocorrerá em Uruguaiana (RS) entre 17 e 21 de maio com uma grande programação envolvendo fóruns, julgamentos e remates para ovinocultores de todo o Brasil


Publicado em: 18/04/2023 às 08:40hs

Expectativa positiva para a Fenovinos movimenta todo o setor

A Fenovinos, Feira Nacional Rotativa de Ovinos, chega à sua 35ª edição com a expectativa de ser uma das mais promissoras, com a participação de ovinocultores de diversos estados do Brasil. O evento vai se realizar entre os dias 17 e 21 de maio, em Uruguaiana (RS). A programação contará com fóruns, julgamentos e remates. A organização da Fenovinos é da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), em parceria com a Associação e Sindicato Rural de Uruguaiana e a Casa da Ovelha.

Conforme o presidente da Arco, Edemundo Gressler, todos estão muito empenhados em promover um evento extraordinário, que acontece concomitante com a Expoutono de Uruguaiana. “Com certeza a promoção dos dois eventos ao mesmo tempo vai dar uma fotografia mais ampla, pois estarão no mesmo local ovinos, bovinos e equinos”, ressalta. Gressler também destaca a presença da comunidade de Uruguaiana. “Esse é um dos grandes propósitos da Expoutono e da 35ª Fenovinos, de fazer com que a população participe visitando os estandes. É muito importante quando há essa inserção da comunidade”, observa.

Em relação à comercialização de ovinos, o presidente da Arco ressalta que nessa época do ano não é tão expressiva quanto desejado. Lembra que nesse período alguns rebanhos já estão em fase de nascimento de cordeiro e, a maioria, em plena época de gestação. “Um dos propósitos da Fenovinos, inclusive, é exatamente a oferta de rebanhos comerciais, padronizados, em função de fomento e fortalecimento, e o próprio crescimento da ovinocultura”, pontua Gressler, colocando que um dos grandes objetivos da criação da Fenovinos, há 35 anos, feita por um grupo de criadores que teve a ideia de organizar uma feira rotativa no Rio Grande do Sul, foi exatamente com esse viés do fortalecimento e incentivo da ovinocultura.

Gressler ressalta, ainda, que a Fenovinos já tem a confirmação de criadores de fora do Estado, como do Paraná, por exemplo. “Sem dúvida vamos ter uma grande Fenovinos. Todos estão trabalhando para isso, muito engajados teremos um desfile de genética, mostrando tudo aquilo que os nossos criadores têm investido nos seus plantéis. Então, estamos com a plena convicção de que será uma extraordinária Fenovinos”, finaliza.

O presidente da Associação e Sindicato Rural de Uruguaiana, Roberto Fagundes Ghigino, também acredita que o evento contará com um bom número de participantes e de público, tanto urbano quanto rural. Segundo ele, em relação à presença de ovinos, são esperados em torno de 500 animais. “Com a programação prevista para a Fenovinos, confiamos que o público compareça, esteja no Parque Agricola Pastoril. Aguardamos todos os produtores e público em geral”,afirma.

Fonte: Assessoria de Comunicação Arco

◄ Leia outras notícias
/* */ --