Publicado em: 20/08/2025 às 09:30hs
A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) iniciou o desenvolvimento de critérios específicos para os julgamentos da raça Soinga, recentemente homologada pelo Ministério da Agricultura, garantindo uniformidade e padronização no registro e manejo dos animais.
Com a Soinga já participando de exposições e julgamentos na região Nordeste, surgiu a necessidade de criar padrões claros para avaliação. Inspetores técnicos da Arco estão trabalhando no nivelamento do padrão racial e manejo, definindo prioridades como conformação, aprumos, desenvolvimento e aspectos reprodutivos.
Ana Luiza Guerreiro, que participou do processo de homologação junto a Cláudio Adriano Lima e Karoline Lopes, explica que será formado um Conselho Deliberativo Técnico, seguido ou simultâneo da criação de um colegiado de jurados, para garantir julgamentos uniformes.
A inspetora reforça a importância de aproveitar o início da tatuagem de animais puros, garantindo padronização de fenótipos e características raciais voltadas para funcionalidade e desenvolvimento econômico da raça. Recentemente, Ana Luiza acompanhou um dos primeiros julgamentos da Soinga durante a Festa do Bode, em Mossoró (RN).
Segundo Magali Moura, superintendente de Registro Genealógico da Arco, cerca de 20 inspetores participaram de forma virtual de uma reunião dedicada à Soinga. O encontro permitiu que técnicos envolvidos na formação da raça apresentassem o padrão racial aos demais, garantindo atuação consistente em campo.
Cláudio Adriano Lima destaca que a Soinga foi homologada para contribuir com geração de emprego e renda no semiárido, adaptando-se bem à região e com bom desempenho reprodutivo. Ele enfatiza a visão empreendedora da Arco, voltada a fomentar a ovinocultura nacional por meio da diversidade genética e capacitação contínua do corpo técnico.
O trabalho da Arco com a raça Soinga reforça a missão da entidade de promover inovação, registro genealógico confiável e valorização econômica das raças ovinas, fortalecendo a ovinocultura em todas as regiões do país e gerando oportunidades para produtores locais.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias