Caprinos e Ovinos

Ações para fortalecer ovinocultura são realizadas durante Agrotins 2013

O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 9, na Agrotins - Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins


Publicado em: 10/05/2013 às 09:30hs

Ações para fortalecer ovinocultura são realizadas durante Agrotins 2013

Com o objetivo de aumentar a produção, visando o fortalecimento do setor de ovinocaprinocultura de forma sustentável, o Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura e Pecuária e Prodivino – Instituto Divino Espírito Santo, firmaram termo de cooperação técnica com a Acobar/TO – Associação dos Criadores de Ovinos de Barrolândia e Região e ABC Dorper – Associação Brasileira dos Criados de Dorper. O Prodivino também liberou recurso para 25 produtores para o financiamento de matrizes e reprodutores Dorper e White Dorper. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 9, na Agrotins - Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins.

O secretário executivo da Seagro Ruiter Padua destacou a importância do Prodivino neste processo de desenvolvimento rural, ao oferecer condições especiais de créditos para os pequenos produtores, público foco do Governo do Estado. “Ontem o governador Siqueira Campos anunciou a construção de um frigorífico para o abate de ovinos e caprinos, em Barrolândia, que beneficiará os produtores, já organizados e pela logística facilitada, no centro do Estado. E hoje o Prodivino dá essa contribuição para que o setor de ovinocaprinocultura desenvolva com sustentabilidade, gerando riqueza e renda para o trabalhador do campo”, ressaltou.

De acordo com o presidente do Prodivino Mazinho Moraes Ribeiro, os empréstimos foram uma solicitação da Seagro e que o órgão procurou atender por entender que o setor vem crescendo de forma organizada. “O Governo está apoiando e incentivando os pequenos empresários, seja do setor urbano ou rural, sempre oferecendo uma oportunidade, dando um incentivo para ações que visam o desenvolvimento do Estado”, frisou Mazinho.

A pecuarista do município de Barrolândia e associada da Acobar Maria do Bonfim Alves de Carvalho foi uma das beneficiadas com o contrato de financiamento aprovado pelo Prodivino. Ela contou que já tem algumas matrizes e reprodutores, mas que necessita de uma maior quantidade de animais para desenvolver a atividade lucrativa. “Só temos a agradecer ao Governo pela confiança e a oferta de financiamento em condições especiais, e estamos conscientes que deverá ser aplicado no que foi destinado e pagar em dia as prestações para que possam ajudar outros produtores”.

Clínica

Ainda na manhã desta quinta-feira, foi realizada na Agrotins uma clínica sobre o manejo de ovinos e caprinos com o médico veterinário Tiago Noleto Aguiar, que apresentou as informações básicas para os interessados em iniciar a atividade. “Passamos uma ideia geral, sobre os manejos alimentar, reprodutivo, sanitário, instalações e pastagens. A atividade traz vários benefícios, como o aproveitamento do leite, carne de alta qualidade, pele, couro, esterco, mercado de alto poder aquisitivo e uma grande demanda. Atualmente somos importadores de 70% do que é consumido no País. Temos todos os indicativos para uma atividade rentável e segura”, afirmou.

Agrotins

A Feira prossegue até sábado, dia 11, das 9 às 18 horas, no Centro Agrotecnológico de Palmas. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Seagro e suas instituições vinculadas (Ruraltins, Adapec e Itertins), em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor agropecuário. Para esta edição são esperadas 75 mil pessoas, 450 expositores e a movimentação financeira de negócios (propostas, vendas diretas e negociações futuras) de R$ 350 milhões, durante os cinco dias da feira.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro/TO

◄ Leia outras notícias