Publicado em: 09/05/2014 às 13:00hs
Pela evolução da pecuária leiteira no Brasil, pesquisadores, produtores, membros de entidades institucionais internacionais, ou seja, os principais nomes de áreas ligadas à pesquisa e desenvolvimento na produção de leite brasileiro e importantes países produtores estão reunidos em Uberaba (MG) de hoje (06/05) até quinta-feira (08/05) para o Workshop ‘Inovação no melhoramento genético de bovinos leiteiros no Brasil: uma agenda para desenvolvimento’, parte da programação da ExpoZebu 80 anos.
A iniciativa visa ampliar os debates acerca da troca de informações entre pesquisadores e produtores brasileiros e instituições dos principais países produtores de leite para que a pecuária leiteira do Brasil se inspire em bons exemplos vindos do exterior e alcance um salto de produtividade nos próximos anos, explica Cláudio Nápolis Costa, pesquisador da Embrapa Gado de Leite – organizadora do evento – e coordenador do Workshop.
O Workshop é uma das ações da Embrapa para marcar sua entrada em 2014 para o ICAR (Comitê Internacional para o Registro de Animais, em inglês), órgão filiado à FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) que reúne entidades ligadas ao setor em mais de 30 países.
“Com eventos como este, procuramos trazer o máximo em expertise de grandes produtores leiteiros globais, como, por exemplo, o uso da seleção genômica, para implantarmos em nossas condições de produção. Além disso, o evento também é um passo a mais para criarmos uma rede de engajamento com instituições públicas e privadas no Brasil para atingirmos nossas expectativas com relação à expansão da produtividade da pecuária leiteira. Já somos o 4º maior produtor mundial, mas podemos ir mais longe”, ressalta Cláudio Nápolis Costa.
“Temos que levar os ganhos genéticos para todos, não deixando de fora a agricultura familiar, que configura em boa parte da pecuária leiteira no Brasil”, enfatiza o pesquisador.
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) – anfitriã do evento -, Luiz Claudio Paranhos, discursou na abertura do Workshop. “A Embrapa é uma das coisas pela qual sentimos muito orgulho por termos em nosso País. É fator determinante para sermos referência mundial no agronegócio”, diz Paranhos. “Assumimos nossa gestão à frente da ABCZ em agosto do ano passado com a iniciativa de tentar ampliar o acesso à tecnologia para efetivamente ajudar na produção de carne e leite. A Embrapa é nossa parceira nesse projeto e nos colocamos à disposição para o que for necessário”, completa o dirigente.
O encontro segue com sua programação até a próxima quinta-feira. Serão realizadas apresentações de modelos de governança, programas e ações em genética e genômica para bovinos leiteiros nos países participantes. Deverá ser criada também uma agenda de pesquisa e desenvolvimento entre os países, abrindo, inclusive, oportunidades de intercâmbio para mestrado e doutorado. Mais informações sobre o Workshop no site www.cnpgl.embrapa.br/ibdbs.
A ExpoZebu 80 anos segue com sua programação até o próximo dia 10. Para mais informações, acesse www.abcz.org.br, e baixe o aplicativo da ExpoZebu 80 anos para Android e iOS.
Fonte: Assessoria de imprensa da ABCZ
◄ Leia outras notícias