Publicado em: 14/10/2013 às 09:10hs
Os pavilhões de bovinos da 19ª Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI 2013), na última quinta-feira (10), foram cenários para o Torneio Leiteiro, que premiou os animais de maior produção das raças Jersey e Holandesa. Para cada raça houve a diferenciação entre as categorias jovem – até 36 meses – e adulta. O Torneio consistiu de três ordenhas em 24 horas.
O Torneio Leiteiro foi coordenado pelos técnicos agropecuários Jefferson Piccoli e Vanderlei Dalvesco, que prestam serviços à Associação de Criadores Bovinos e, há dez anos, participam da modalidade na Efapi. Após cada ordenha, o leite era pesado e seguia para análise, visando saber se o animal não havia usado nenhum medicamento proibido.
Após a última pesagem do leite, a campeã jovem da raça Jersey havia produzido, em 24 horas, 42,11 quilos de leite e a vaca adulta 59,05 quilos. Já na raça Holandesa, a campeã jovem produziu 64,98 quilos de leite, e a adulta, 77,74 quilos.
Em condições normais de temperatura e pressão, um litro de água destilada equivale a um quilo. O leite, porém, possui uma parte composta por sólidos que influenciam no processo, tornando-o mais pesado que a água. Para que haja maior precisão no momento do produtor receber pela produção do seu rebanho, o leite é medido em quilos, e não em litros.
Um litro de leite pode pesar entre 1,028 a 1,034 quilos. “Se considerarmos o valor de densidade mínimo (1,028), para 77,74 quilos de leite teremos 75,62 litros. Considerando o valor máximo (1,034), para os mesmos 77,74 quilos teremos 75,18 litros de leite”, exemplifica Picoli. Ele explica, ainda, que o leite de vacas da raça Jersey possui maior teor de sólidos (gordura) quando comparado ao de vacas da raça Holandesa. “Para fazer um quilo de queijo, por exemplo, são necessários 12 litros de leite de vaca Holandesa ou de 7 a 8 quilos de leite de vaca Jersey”.
O técnico agropecuário informou, ainda, que nos dez anos em que realiza o Torneio Leiteiro na Efapi, 2011 havia sido o mais produtivo. Segundo faixa exposta no pavilhão bovino pelo proprietário das campeãs de 2011, naquele ano a campeã Jersey jovem produziu 37,59 litros de leite, a adulta 37,18 litros e a Holandesa adulta 64,28 litros. Nas três categorias, os números estão abaixo da produção do atual Torneio. No caso da Holandesa adulta, a atual campeã produziu 10,90 litros a mais que anterior.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias