Bovinos Leite

Torneio Leiteiro da 91ª Semana do Fazendeiro tem maior participação de produtores

Promovido pela Emater-MG, pela primeira vez evento foi realizado na fazenda de cada produtor, em decorrência da covid-19


Publicado em: 23/07/2021 às 11:35hs

Torneio Leiteiro da 91ª Semana do Fazendeiro tem maior participação de produtores

Em sua 5ª edição, o Torneio Leiteiro realizado pelo escritório da Emater-MG, em Viçosa, durante a programação da 91ª Semana do Fazendeiro, teve resultado positivo. A participação superou as expectativas, mesmo com as alterações na execução do evento, por causa da pandemia. Pela primeira vez com a modalidade “Torneio Leiteiro em Nível de Fazenda”, o evento teve maior participação e aceitação por parte dos produtores de leite.  Foram 30 produtores, de nove municípios.

A explicação pode estar no fato da diferença em relação aos outros anos, quando a competição pela maior produção de leite, entre as vacas, acontecia em galpão, no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), mas exigia um aparato logístico.  Esse ano, para evitar aglomeração de pessoas, todo o processo do torneio (uma ordenha, esgota, ordenha em dois horários e pesagem do leite) teve de se adaptar, sendo feito direto na propriedade do produtor. Tudo com o acompanhamento de equipes técnicas, que foram até às fazendas. 

As mudanças evitaram o deslocamento dos animais, de ter de providenciar alimentação para as vacas e de contratação de mão de obra pelo produtor, para tomar conta delas, deixando assim muitos produtores mais dispostos a competir. A competição contou com as categorias Agricultores Familiares e Demais Produtores.

“O torneio leiteiro de galpão é muito bom. Além de permitir a competição, pra ver qual vaca é mais produtiva. É uma vitrine que pode gerar negócios, mas é mais trabalhoso. Por outro lado, a gente constata que o torneio de curral também traz ganhos para o produtor que pode se tornar referência e ser reconhecido como criador de bons animais para vender”, ponderou o técnico em Agropecuária do escritório local da Emater-MG em Viçosa Marcelino Soares. 

Como exemplo, ele citou o produtor Antônio Maria da Silva, da cidade de Cajuri,  município vizinho de Viçosa.  O pecuarista conquistou dois primeiros lugares. Na categoria Demais Produtores – Primeira Cria, com a vaca Lorena, apresentando produção diária de 46,05 quilos de leite, e na categoria Demais Produtores – Adulto, com a vaca Dulcineide, atingindo a marca de 71,94 quilos por dia.  

“O produtor Antônio Maria nunca participou de torneio de galpão. Mas como foi de curral, ele participou, sendo o produtor com a maior produção, talvez até da Zona da Mata inteira”, destacou Marcelino, explicando que a facilidade para a participação do produtor no torneio deste ano, foi um diferencial em relação aos outros anos do torneio de galpão.  

O Torneio Leiteiro, deste ano, teve a abrangência definida dentro de um raio de 35 quilômetros ao entorno de Viçosa, habilitando 18 municípios. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 14 de julho, durante a 91ª Semana do Fazendeiro. Tanto na categoria Agricultores Familiares, quanto na de Demais Produtores foram avaliados as modalidades “Animais de primeira cria” e “Animais adultos”. Segundo o também extensionista de Agropecuária da Emater-MG local Bruno Klauber, dos nove municípios que participaram, seis foram premiados. 

Além de promover a interação entre os participantes, o torneio leiteiro tem como objetivos estimular o melhoramento genético do rebanho, seleção dos animais, melhoria do manejo nutricional e sanitário. Também propõe incentivar o uso racional dos recursos naturais, estimular o desenvolvimento das famílias, dentro dos princípios de sustentabilidade, e promover o rebanho leiteiro do município de Viçosa e região.  Outro propósito das equipes técnicas é proporcionar a troca de experiência e o espírito competitivo e harmônico, entre os produtores.

Confira resultados:

Categoria: Agricultor Familiar – Primeira Cria

  • 1º lugar – Fabrício Antônio Vieira/Presidente Bernardes/Produção de 43,11 quilos de leite
  • 2º lugar -  Adilson Aparecido Stanciole Lopes/São Miguel do Anta/Produção de 39,18 quilos de leite
  • 3º lugar – Maurílio Neves Machado/São Miguel do Anta/Produção de 37,18 

Categoria: Agricultor Familiar – Animal Adulto

  • 1º lugar – Fabrício Antônio Vieira /Presidente Bernardes/Produção de 55,3 quilos de leite
  • 2º lugar – Joaquim Moreira/Senador Firmino/Produção de 48,34 quilos de leite
  • 3º lugar – Rita Cardozo de Freitas/Viçosa/Produção de 46,99 quilos de leite 

Categoria: Demais Produtores - Primeira Cria

  • 1º lugar – Antônio Maria da Silva/Cajuri/Produção de 46,05 quilos de leite
  • 2º lugar – UEPE/UFV/Viçosa/Produção de 39,8 quilos de leite
  • 3º lugar – Alvimar Sérgio T. de Carvalho/Teixeiras/Produção de 27,8 quilos de leite

Categoria: Demais Produtores – Animal Adulto

  • 1º lugar – Antônio Maria da Silva/Cajuri/Produção de 71,94 quilos de leite
  • 2º lugar – UEPE/UFV/Viçosa/Produção de 50,13 quilos de leite
  • 3º lugar – Alvimar Sérgio T. de Carvalho/Teixeiras/Produção de 47,44 quilos de leite

Fonte: Assessoria de Comunicação - Emater-MG

◄ Leia outras notícias