Bovinos Leite

Terceiro mês de queda no preço do leite pago ao produtor

Os preços do leite ao produtor caíram no pagamento realizado em março, referente a produção entregue em fevereiro último. Foi a terceira queda consecutiva


Publicado em: 07/04/2021 às 11:10hs

Terceiro mês de queda no preço do leite pago ao produtor

Mesmo com a produção de leite em baixa nas principais bacias leiteiras do país, a demanda patinando na ponta final da cadeia “pesou mais”. 

Considerando a média ponderada dos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria, o recuo foi de 1,3% em março, na comparação mensal. 

Desde o início do ano, a queda acumulada é de 5,0% para o produtor, mas ainda assim, a referência está 34,4% acima na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Apesar dos preços em patamares mais altos na comparação anual, os custos de produção da atividade subiram 33,8% em março deste ano, em relação a março de 2020, o que mantém as margens da atividade apertadas. 

Para o pagamento a ser realizado em abril/21 (produção entregue em março/21), a expectativa é de que o viés de baixa perca força, com a produção de leite caindo nas principais bacias e uma possível melhoria da demanda interna, com a retomada do auxílio emergencial, anunciada para abril. 

Segundo os laticínios pesquisados pela Scot Consultoria, para o próximo pagamento, 46,0% das indústrias acreditam em estabilidade no preço do leite pago ao produtor, 30% falam em queda e 24% estimam alta.

Fonte: Scot Consultoria

◄ Leia outras notícias